Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Nível de chuvas em Sorocaba está dentro do esperado para o mês

Postado em: 18/09/2018

Compartilhe esta notícia:

O volume de chuva registrado nos primeiros quinze dias de setembro atingiu 47 mm nesta segunda-feira (17) e está dentro do esperado para o mês, que deve fechar com aproximadamente 97mm de precipitação. As chuvas foram mais intensas de sexta-feira (14) até esta segunda-feira (17), mas não foi registrada nenhuma intercorrência mais grave. As informações são da Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança (Sesdec) da Prefeitura de Sorocaba, e que monitora as condições climáticas na cidade.

De acordo com o coordenador do órgão no município, Davi Dutra, os maiores volumes de chuva nos últimos dias foram registrados nas regiões do Éden, Aparecidinha e Paço Municipal (Alto da Boa Vista), com 1,5mm, 5mm, 2 mm respectivamente. “Não são volumes intensos, portanto, podemos dizer que as chuvas são razoáveis para este período do ano”, disse. O índice pluviométrico, entretanto, continua baixo quando comparado ao mesmo período em anos anteriores, e o nível do Rio Sorocaba também”, disse.

Dutra ressaltou ainda que, mesmo quando não houver registro de chuvas mais fortes, é preciso ficar atento ao menor sinal de perigo. “As pessoas podem presenciar rachaduras nos imóveis, muros, até mesmo um pequeno encurvamento de postes e árvores, e achar que aquilo é natural. Mas solicitamos à população que acione a Defesa Civil pelo telefone 199 para que façamos a avaliação in loco e constatarmos se há ou não risco de queda”, ressaltou.

No mês de agosto passado, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, havia emitido um boletim com dados sobre o índice pluviométrico de Sorocaba para este segundo semestre. De acordo com o boletim, Sorocaba teria 83,8mm em setembro, 163,3mm em outubro, 199,9mm para novembro e 237,3mm para dezembro.

Vale ressaltar que, segundo a Somar Meteorologia, empresa que fornece informações climáticas ao governo do estado de São Paulo – que as repassa aos municípios -, Sorocaba deve ter chuva até a próxima quinta-feira (20), sendo 5mm para esta terça-feira (18), 8mm para quarta-feira (19) e 10mm para quinta-feira (20). Já de sexta-feira a domingo, porém, o tempo deverá ser firme, sem ocorrência de chuva.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Itália: vírus foi causa direta de 89% das mortes por covid-19

Venda de carros usados volta a crescer, mas há forte depreciação nas lojas durante a pandemia

Shopping Cidade Sorocaba inaugura decoração de Natal no próximo sábado

Bolsonaro diz que Ministério da Infraestrutura vai ampliar validade da CNH

Receita paga nesta 3ª restituições do 5º lote do Imposto de Renda

Vereadores propõem mudanças em projeto do Executivo e redução de salário de autoridades