Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mutirão de Castração ocorrerá na região Vitória Régia; inscrições são gratuitas

Postado em: 30/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), está realizando o Mutirão de Castração de cães e gatos em bairros da Zona Norte da cidade. O próximo local contemplado será a região do Parque Vitória Régia. As inscrições são gratuitas e começam na segunda-feira (1º).

“O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 202.628 mil cães e gatos.

O mutirão na região do Parque Vitória Régia contemplará os seguintes bairros: Parque Vitória Régia I, II e III, Alpes de Sorocaba, J.S. Carvalho, Jardim Imperatriz, Jardim Portal do Itavuvu, Jardim Santa Luiza, Herbert de Souza, Jardim Bonsucesso e Sorocaba Park.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Como se inscrever

Os moradores do Vitória Régia e bairros adjacentes interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição até o dia 5 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade Saúde da Família Ulisses Doutor Carlos Alberto Amorim, localizada na Rua Ferdinando Irineu Corram no Parque Vitória Régia.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas.

Cuidados para castrar os animais

As cirurgias de castração deste mês ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 de outubro no Parque “Amadeu Franciulli”, localizado na rua José Martinez Peres, no Parque Vitória Régia.

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o cidadão esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jogador do São Bento é liberado após ser detido por posse de drogas na ZN

Câmara dos Deputados Federais aprova aumento de punição e pena para quem ferir cães e gatos

Prefeitura amplia locais de dispensação para medicamentos psicotrópicos para mais 5 UBS

Família sepultará corpo de locutor morto pela PM no feriado de Natal

Urbes altera mão de direção de ruas do Centro de Sorocaba

Jaqueline se reúne com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região