Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Morre terceira pessoa com suspeita de Coronavírus em Sorocaba; 168 casos aguardam resultado de exames

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Postado em: 25/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), foi notificada, nesta quarta-feira (25), sobre uma terceira morte na cidade por suspeita do novo coronavírus.

 

A vítima foi um homem de 83 anos, que estava internado em um hospital privado da cidade. O paciente apresentou insuficiência respiratória e por este motivo foi notificado como suspeito da COVID-19.

 

Além disso, o paciente tinha neoplasia avançada de esôfago. As amostras já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames do novo coronavírus.


Atualmente, Sorocaba possui um caso confirmado que ainda aguarda contraprova do IAL. A cidade passou de 124 para 168 casos suspeitos que aguardam resultados de exames. Deste total, 20 encontram-se internados e três óbitos também são investigados. O total de descartados por resultado de exames chegou a 17.


Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

 

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.


Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

 

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro diz que fez `o possível e o impossível´ para evitar mortes por Covid-19

Moro quer viabilizar retorno de publicidade dirigida a crianças

Em um mês, mortalidade por coronavírus em jovens e adultos cresce 18 vezes em SP

Prefeito Crespo assina contrato de R$ 260 milhões com banco internacional para obras viárias

Rua Com. Hermelino Matarazzo passa por obras para receber o BRT

Direção Segura autua dois motoristas por embriaguez ao volante em Votorantim