Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mesa diretora da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf

Postado em: 22/08/2018

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou por unanimidade o mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP) nesta quarta-feira (22). A perda do mandato já havia sido determinada pelo ministro do STF Edson Fachin.

“A Mesa se viu diante de um dilema salomônico: de um lado uma ofensa à separação dos poderes e à autonomia do parlamento, num caso que deveria ser levado ao plenário, temos uma decisão do Supremo Tribunal Federal que recomenda e determina a declaração da perda do mandato.

Por outro lado o descumprimento de uma decisão judicial também é uma ofensa à democracia”, afirmou o corregedor da Câmara, Evandro Gussi (PV-SP), na saída da rápida reunião na casa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A defesa havia sinalizado na semana passada que o deputado poderia renunciar, adiando novamente a cassação determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin. O prazo para a tomada de decisão era esta terça (21). No entanto, a reunião de deliberação do colegiado foi adiada.

“Do prisma jurídico, não resta a menor dúvida que a Mesa da Câmara não tinha o direito de cassar o deputado Paulo Maluf. Essa discussão seria exclusiva do plenário da Casa, então abre um precedente perigosíssimo que ataca o próprio texto da Constituição”, afirmou o advogado do deputado, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Maluf foi condenado pelo tribunal a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro, mas foi autorizado a cumprir prisão domiciliar por motivos de saúde.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM prende traficante de 18 anos e tira 353 porções de drogas de circulação no Santa Catarina

Empresário de 47 anos suspeito de pedofilia é preso na Zona Sul de Sorocaba

Primeiros corpos de acidente no interior de SP são enterrados às pressas na madrugada

Solidariedade no Educandário Santo Agostinho

Homem suspeito de tráfico morre em confronto com a polícia e drogas são apreendidas em Araçariguama

Instalação de macromedidor interrompe abastecimento 3ª feira