Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Manga quer explicação sobre retirada de cobertores de moradores de rua

Postado em: 09/08/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Rodrigo Manga (DEM) quer explicações da Prefeitura de Sorocaba sobre a retirada de cobertores de pessoas em situação de rua na região central da cidade. Nesta semana, o vereador recebeu denúncias de entidades que assistem esse público, as quais criticaram a ação realiza pelo poder público nos últimos dias, sobretudo por ocorrer durante o inverno e diante das temperaturas frias dos últimos dias.

Nesta quinta-feira (8), Manga protocolou requerimento na Câmara Municipal para formalizar o pedido e ainda comentou sobre o fato durante a sessão ordinária. “A Prefeitura fez campanha do agasalho, comprou cobertores e montou uma força-tarefa para distribuir tudo e ajudar esse povo. Agora retiraram todos os cobertores, inclusive aqueles com os moradores de rua, que tinham sido distribuídos por entidades locais. Não dá para entender essa situação”, frisa o vereador.

Representantes dos grupos Sopão do Bem e Anjos do Bem, que fazem a distribuição voluntária de comida para pessoas em situação de rua, procuraram o vereador Manga para contar sobre o caso. “Conversei com a Fernanda Alberto e a Adriana Paula, que atuam nesses grupos. Além da comida, resolveram fazer uma ação a mais, justamente levar também cobertores, e agora foram surpreendidas por essa ação da Prefeitura”, complementa Manga.

Sem apoio do poder público, apenas a equipe do Sopão do Bem, em dois dias, angariou R$ 1 mil reais e comprou 120 cobertores, agasalhos e sapatos. “Os cobertores foram retirados dos moradores de rua de forma humilhante, sem aviso prévio. Independente de muitas pessoas estarem vivendo na rua e dos problemas que essa situação possa causar para a sociedade em geral. São pessoas, são vidas. Aliás, não é a primeira vez que fizeram isso; já ocorreu em outros anos. Em São Paulo, esses dias nove pessoas morreram de frio”, pontua Fernanda.

O requerimento do vereador Manga deve ser votado na próxima sessão da Câmara, na terça-feira (13). “Quero explicações imediatas da Secretaria de Igualdade e Assistência social e convidaremos o secretário para ir à Câmara prestar os devidos esclarecimentos em plenário. Queremos que esses cobertores sejam devolvidos. Essa situação é inadmissível; é um ato desumano tirar cobertor de quem está com frio. Espero que tudo tenha sido um mal entendido”, finaliza o vereador.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sincomércio aposta na potencialização do mercado regional

PM recupera carro de família que havia sido rendida por bandidos em casa da ZL

Casais são presos por posse ilegal de arma e tentativa de homicídio

Anvisa aprova oito testes rápidos para Covid-19

Inscrição para artistas interessados em grafitar caminhões de lixo termina 6ª feira

Risco de lesões por exercícios físicos realizados sem cautela é alto, segundo especialista