Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mais de mil doses de vacina são aplicadas durante 3ª dia “D” contra pólio e sarampo

Postado em: 01/09/2018

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizou neste sábado (1) o terceiro dia “D” da campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. A ação ocorreu em todo o Brasil com o objetivo de ampliar a cobertura de imunização e oferecer a vacina num dia mais flexível para que os pais possam levar seus filhos. Apesar do encerramento da campanha, as vacinas continuam disponíveis nas UBSs.

Até às 16h deste sábado, foram aplicadas 1.195 doses, sendo 595 de pólio e 600 da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). A campanha visa imunizar crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

No primeiro sábado, dia 4 de agosto, foram aplicadas 15.703 doses. Já no segundo dia “D”, um total de 8.484 doses. De acordo com a SES, a meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deverá ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, do dia 4 de agosto até às 13h do dia 1 de setembro, foram aplicadas 56.454 doses, sendo 28.321 (91,59%) de pólio e 28.133 (90,98%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). O balanço oficial do terceiro dia “D” e da campanha completa serão divulgados na próxima segunda-feira (3).

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Aproveitando o último sábado de campanha para vacinar o filho, Dráuzio Oliveira, contou que vem acompanhando todas as informações da vacinação pelos veículos de comunicação, mas que acabou deixando para última hora. “Apesar de buscar a imunização de última hora, tenho total ciência da importância de manter a carteira vacinal atualizada do meu filho”, disse.

A vacinação durante os dias úteis da semana seguirá o horário de funcionamento de cada UBS que pode ser conferido no link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Globo perde participação em verba oficial de publicidade sob Bolsonaro

Bodytech chega a shopping

Peixes-boi continuam morrendo devido às toxinas presentes nas águas da Flórida

Bandido atira contra policiais e morre alvejado com cinco disparos

STF deve julgar dia 25 suspeição de Moro pedida pela defesa de Lula

Testes da vacina do Instituto Butantan devem começar no dia 20 de julho