Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mais de 400 testes foram feitos no primeiro dia do Dezembro Vermelho em Sorocaba

Agência Sorocaba
Postado em: 01/12/2020

Compartilhe esta notícia:

O 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, em Sorocaba, marca também o primeiro dia da campanha Dezembro Vermelho, da Secretaria de Saúde (Ses), da Prefeitura de Sorocaba. Apenas nesta terça-feira (01) foram feitos mais de 400 testes para detecção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e o HIV/AIDS.

As testagens ocorreram durante todo o dia no Terminal São Paulo com o objetivo de sensibilizar a população sorocabana a buscar acesso ao diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmitidas. De acordo com a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Dediane Fonseca, o objetivo principal da campanha é oferecer ao cidadão a possibilidade de conhecer seu estado clínico em relação ao HIV/AIDS, ou sífilis, por exemplo, para garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. Outra intenção é reduzir o contágio do vírus.

Durante a campanha do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, o CTA terá seu horário de funcionamento ampliado. Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a unidade funcionará até às 19h. Já no sábado (05), o local abrirá para atender à população das 8h às 14h. No decorrer das ações também haverá distribuição de preservativos, informativos impressos e a realização de orientações referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A SES informa que as pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA, que fica na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Os testes rápidos são simples: é coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende 38 pessoas em rinha de cães na Grande SP

São Paulo registra 420 mortes por Covid-19 em 24 hrs; 2º maior número diário desde março

Rodada de palestras inspiradas no Vale do Silício

Divulgação da suspensão de teste da Coronavac causa desconfiança no governo Doria

Cantor Belo é preso após fazer show durante pandemia em área de tráfico no Rio

Sorocaba registra 20.931 casos da Covid-19