Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Mais de 19 milhões de casos de câncer são registrados apenas em 2020; oncologistas entram em alerta

Foto: divulgação
Postado em: 03/02/2021

Compartilhe esta notícia:

Em 2021, o Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) completa 21 anos. A data tem o intuito de aumentar a conscientização sobre a doença e incentivar sua prevenção, detecção precoce e tratamento adequado. A Maple Tree Cancer Alliance – instituição que opera em 19 centros, nos Estados Unidos e no Brasil – é uma das ONGs que divulgam a data em nível mundial. No Brasil, sua representante oficial tem sede em Sorocaba.

 

A campanha seguirá com o tema #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou), proposto pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O slogan representa o poder que uma ação individual tem para influenciar o futuro. A premissa é que qualquer pessoa pode reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida e na vida de seus entes queridos.

 

Apesar dos esforços, incidência de câncer segue em crescimento

 

Embora tenham sido registrados inúmeros avanços no conhecimento, diagnóstico e tratamento do câncer – fatores estes que devem contribuir para a redução da incidência da doença –, o número de novos casos diagnosticados a cada ano continuou aumentando.

 

Em todo o mundo, foram 8,1 milhões de novos casos diagnosticados em 1990. Já em 2020, esse número saltou para 19,3 milhões. O índice de óbitos também cresceu: de 5,2 milhões de pessoas foi para 10 milhões, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

 

Uma doença grave, mas evitável

 

Um ponto positivo é que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% das mortes por câncer são evitáveis. “Conscientizar a sociedade sobre a prevenção tornou-se um objetivo de muitas organizações em todo o mundo. O Dia Mundial do Câncer representa uma reafirmação anual deste objetivo”, analisa a doutora Alice Francisco, mastologista e dirigente da ONG Maple Tree Cancer Alliance em Sorocaba.

 

A vida após o diagnóstico

 

A luta contra o câncer é cansativa e traz uma série de efeitos colaterais ao paciente. Muitos deles, inclusive, sentem-se sobrecarregados ao lidar com a doença e com as obrigações do trabalho, estudos e casa, por exemplo.

 

Por isso, é essencial buscar formas de contornar as dificuldades e tornar o cotidiano mais agradável. A Maple Tree Cancer Alliance traz esta proposta aos pacientes oncológicos e acolhe-os em seu momento de maior vulnerabilidade.

 

“Criamos programas de exercícios individualizados e gratuitos para ajudar as pessoas com câncer durante sua recuperação”, ressalta a doutora Gabriela Filgueiras Sales, oncologista e vice-diretora da entidade. “Também oferecemos orientação nutricional para ajudar a aliviar alguns dos principais efeitos colaterais do tratamento do câncer. Nossa proposta é possibilitar ao paciente viver com qualidade.”

 

Câncer e a pandemia

 

Uma das grandes preocupações dos oncologistas neste momento de pandemia é que muitos indivíduos tendem a adiar o diagnóstico ou o tratamento do câncer, com receio de se contaminar com a Covid-19.

 

Porém, adiar os cuidados reduz significativamente a chance de cura. Estudo publicado no fim de 2020 pelo The British Medical Journal mostra que, a cada quatro semanas de atraso no tratamento, o risco de morte aumenta até 13%.

 

“Os hospitais e clínicas adotaram todos os protocolos e normas de higiene e segurança para acolher seus pacientes. Além disso, a telemedicina pode ser usada para acompanhamento e avaliação de alguns indivíduos”, esclarece a doutora Alice.

 

Um pouco de história

 

O Dia Mundial do Câncer se originou em 2000, na primeira Cúpula Mundial contra o Câncer, realizada em Paris (França). Nesta reunião, líderes de agências governamentais e organizações de todo o mundo assinaram a Carta de Paris Contra o Câncer. O documento contém 10 artigos, que propõem um compromisso global cooperativo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes oncológicos e para incentivar o investimento contínuo em avanço e pesquisa, prevenção e tratamento do câncer.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até o dia 24 de julho em Sorocaba

Porta-voz diz que governo não admite casos como de militar preso com cocaína

Agência de Sorocaba é escolhida para assessorar a primeira câmara intersindical do Brasil

Segunda etapa do Enem será aplicada neste domingo

Fotos de Crespo são colocadas em buracos de ruas em bairros da Zona Norte

Novos conjuntos de bandeiras são instalados em Sorocaba