Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula vai ao STJ para obrigar governo a dar informações sobre FBI e Lava Jato

Arquivo
Postado em: 20/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Mônica Bergamo, da Folhapress

A defesa do ex-presidente Lula protocolou um mandado de segurança no Superior Tribunal da Justiça (STJ) contra a decisão do ministro da Justiça, André Mendonça, de negar acesso às informações relacionadas à cooperação internacional entre a Lava Jato e autoridades americanas.

A suspeita de que a força-tarefa da Operação Lava Jato colabore em caráter não formalizado com o governo americano é aventada desde 2016 pela defesa do ex-presidente.

No documento, os advogados pedem "que seja concedida a segurança, a fim de que se franqueie acesso à cópia integral de todos os eventuais registros relativos ao intercâmbio de informações, contatos, encontros, provas, procedimentos e investigações entre as autoridades locais e norte-americanas no âmbito da ´Operação Lava Jato´".

"Ou então, para que referido órgão esclareça e certifique que não participou dessa cooperação internacional com os Estados Unidos da América na condição de autoridade central", segue o texto. ​

Uma reportagem produzida pelo jornal The Intercept Brasil em parceria com a Agência Pública indica que agentes do FBI teriam atuado em investigações realizadas no território nacional pela Lava Jato. E o suposto intercâmbio entre os procuradores e os agentes americanos será citado pelo PT em suas ações contra os procuradores da Lava Jato em Curitiba.

O documento é assinado pelos advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Z. Martins, Maria de Lourdes Lopes, Eliakin T. Y. P. dos Santos e Guilherme Q. Gonçalves.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba registra 13.531 casos da Covid-19, 315 mortes e 12.719 curados

Vá em paz, coronel Attílio Graco Carmignani

Sessão da Câmara começa ‘cedo’, mas vereadores só analisam vetos de Crespo

Mairinque testa funcionários do Pronto Atendimento sobre Coronavírus

Faixa verde na rua da Penha amanhece pintada de preto; via volta a ter vagas

Câmara debaterá reinclusão de estados e municípios na Previdência