Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Liminar em caráter de urgência determina volta de diretora à escola Achilles de Almeida

Postado em: 29/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Uma liminar expedida em caráter de urgência pelo juiz André Luis Adoni, da Vara da Fazenda Comarca de Sorocaba, determinou o retorno da diretora Elaine Ortiz Souza à Escola Municipal Achilles de Almeida, na Vila Hortência.

Elaine havia sido transferida, de forma compulsória pela secretaria de Educação, para uma unidade localizada no Jardim Betânia, na Zona Norte. O caso, de acordo com denúncia feita pelo vereador Hudson Pessini (MDB), por meio da página Legitimidade Sorocabana, ocorreu após a escola não participar do desfile de aniversário da cidade, pois “não desfilou por falta de verba para a fanfarra e outros adereços”. A decisão teria sido decidida em reunião do conselho escolar.

Segundo o documento emitido pelo juiz, a transferência de Elaine “carece de qualquer justificativa, a destoar, aparentemente, o princípio da impessoalidade relacionado ao interesse público, que, sabidamente, norteia a administração pública”. Outro fato alegado no texto é a remoção ter ocorrido em período que compreende os três meses antecedentes ao pleito eleitoral “a descompasso com a vedação prevista na Lei Federal nº 9.504/97”. Por este motivo, Adoni defere a liminar a fim de determinar a suspensão do ato administrativo que determinou a transferência da diretora.

Procurada pelo Ipa Online no dia em que o fato veio à tona, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), afirma que “a transferência da diretora se deve exclusivamente ao fato de a Secretaria da Educação necessitar de sua liderança na unidade do Jardim Betânia”.

Na terça-feira (28), pais de alunos e o Sindicato dos Servidores Público Municipais de Sorocaba (SSPMS) fez um protesto contra a decisão. O ato chegou a fechar a rua onde fica localizada a escola.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretários da Cidadania e Fazenda realizam audiência virtual para discutir LOA

Câmara vota Cartão Merenda Social na sexta-feira em sessões extraordinárias

Mutirão de Castração de animais na região da Vila Hortência receberá inscrição a partir de quarta

Auxílio emergencial tem datas para contestação

Entrega de cestas básicas em Sorocaba recomeça amanhã com novo mutirão

Jaqueline afirma que comércio só vai reabrir após isolamento atingir meta estadual