Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lançamento de voo tripulado da Nasa e da SpaceX é adiado para sábado

Agência Brasil
Postado em: 27/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Folhapress, com informações da Agência Brasil

Foi adiada para sábado (30), às 16h22 (de Brasília), a decolagem da missão Demo-2, o primeiro voo espacial tripulado rumo à Estação Espacial Internacional a ser realizado a partir dos Estados Unidos desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011.

Previsto para ocorrer nesta quarta-feira (27), esse seria o primeiro voo orbital tripulado de uma empresa privada, a SpaceX.

O adiamento ocorreu por causa de questões meteorológicas desfavoráveis no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos EUA. O lançamento estava previsto para às 17h33 (horário de Brasília). 

O fato de a missão partir dos EUA e ter como protagonistas astronautas norte-americanos acabou por empolgar de forma mais intensa os cidadãos daquele país. "Já estamos vendo pessoas participando on-line com a hashtag #LaunchAmerica e ajudando a criar empolgação para esse momento histórico", explica a assessora de Comunicação da Nasa, Bettina Inclán.

A última decolagem de um veículo norte-americano em direção à Estação Espacial Internacional foi em 2011, ano em que o ônibus espacial Atlantis foi aposentado. Desde então, os EUA têm dependido dos foguetes russos Soyuz para chegar à estação, partindo do Cazaquistão.

“Novo passo da lógica”

Por meio de redes sociais, o astronauta Douglas Hurley tem feito elogios às inovações tecnológicas do novo veículo aeroespacial desenvolvido pela SpaceX, empresa que tem à frente o empreendedor e visionário Elon Musk.

Entre as novidades da nave estão os painéis em touchscreen, que podem controlar tudo de uma forma bem mais prática do que os inúmeros botões que integravam o painel dos antigos ônibus espaciais. Também foi necessário desenvolver luvas de fácil interação com esse tipo de tela.

Trata-se de um “novo passo da lógica”, disse o astronauta Hurley em uma leve referência à famosa frase “este é um pequeno passo para um homem; e um salto gigante para a humanidade”, dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

“Minha primeira impressão sobre o interior da [cápsula] Crew Dragon? Fiquei impressionado. É obviamente uma nave espacial moderna com design aerodinâmico e muito confortável. Os assentos são basicamente de carros de corrida; e o quesito segurança foi bastante considerado”, disse o astronauta via Twiter.

Impulsionada pelo foguete Falcon 9, a cápsula Crew Dragon deve ultrapassar a velocidade de 27 mil quilômetros por hora, para chegar no dia seguinte (28) à Estação Espacial Internacional.

Os dois astronautas terão papéis bem definidos durante a missão, chamada de Demo-2 (a primeira foi sem tripulação, em teste envolvendo um boneco coberto de censores).

Behnken será responsável por procedimentos como os de encontro, atracação e desencaixe, em especial enquanto a espaçonave estiver atracada na estação espacial. Já Hurley será responsável por atividades como lançamento, pouso e recuperação.

Mais detalhes, bem como o registro para acompanhar a contagem regressiva e obter todas as informações sobre a missão Demo-2 e a nave espacial Crew Dragon, estão no site da Nasa.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Joice fala como candidata a prefeita de SP, alfineta Doria e exalta Bolsonaro ‘brucutu’

"A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo", diz Bolsonaro

GCM prende jovem de 19 anos flagrado com mais de 360 porções de drogas

Mutirão de Castração abre inscrição para bairros da Zona Norte de Sorocaba

Governo de SP lança canal de comunicação pelo WhatsApp sobre o coronavírus

Mais duas estações do sistema de transporte BRT da avenida Itavuvu recebem estrutura metálica