Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lago do Parque da Biquinha passa por intervenção de desassoreamento

Agência Sorocaba
Postado em: 31/07/2020

Compartilhe esta notícia:

O Parque da Biquinha está passando desde quinta-feira (30) por intervenções de manutenção em seu lago e na caixa de contenção de areia. O objetivo é aproveitar que o espaço ecológico não está aberto ao público, em razão da Covid-19, para promover o desassoreamento do lago, uma intervenção complexa e que passa por algumas etapas, inclusive para a segurança dos funcionários envolvidos.

O trabalho está sendo realizado pelo Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o apoio de servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) que atuam no local. A previsão é que se estenda até o final da próxima semana. De acordo com a Sema, responsável pelo parque, a lâmina d’ água estava rasa e essa ação vai aumentar a qualidade da água e o espaço para a manutenção da fauna aquática no lago.

O trabalho começou com a limpeza e desassoreamento da caixa de contenção de areia, um tanque que tem como objetivo reter e acumular areia e sedimentos, e desta forma minimizar o assoreamento do lago. Esse trabalho já foi concluído e se constituiu na recuperação da sua calha, com a remoção de areia e de sedimentos e o aprofundamento em cerca de 2,5 metros, por uma máquina escavadeira hidráulica.

A intervenção agora está concentrada no lago do parque, cujo trabalho preliminar está sendo o esgotamento da água por meio de um registro existente, e paralelamente ocorre o resgate dos peixes, que serão repostos assim que a ação estiver concluída.

Na, sequência, assim como aconteceu com a caixa de contenção de areia, a máquina escavadeira vai remover a areia e materiais orgânicos acumulados, que permanecerão depositados às margens do lago até que ocorra a secagem desse material, para que possa ser transportado por caminhões até o aterro municipal de inertes.

Localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, no Jardim Emília, zona sul da cidade, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e ocupa uma área verde de aproximadamente um alqueire. Sua vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de diversas regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lei que determina divulgação de nomes e cargos de sócios e empregados de vencedoras de licitações é publicada no Diário Oficial

Paço regulamenta prestação de contas de secretários após vereador acionar o MP

Ator Flávio Migliaccio é encontrado morto aos 85 anos

Suspeito de matar e esconder corpo de menina em mala está preso em Sorocaba

Bolsonaro exalta democracia e fala em ‘melhoria no ambiente de negócios’ em reunião do Mercosul

Confronto com camelôs deixa 5 seguranças da CPTM feridos