Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Jovem que deu cigarro a chimpanzé não comparece para prestar oitiva

Postado em: 23/08/2019

Compartilhe esta notícia:

O jovem que aparece em um vídeo dando cigarro para um chimpanzé, no Santuário dos Primatas, não compareceu à delegacia para prestar depoimento, agendado para tarde desta quinta-feira (22). O caso também está sendo investigado pelo Ministério Público (MP).

As imagens viralizaram nas redes sociais. A Polícia Civil vai agendar outra data para ouvi-lo. A presidente do Projeto Gap, Selma Mandruca, esteve nesta quarta no 2º Distrito Policial, delegacia responsável pelo caso. Investigadores fizeram diligências no santuário.

Em sua defesa, o jovem alegou que não tem advogado e, por isso, não compareceu na delegacia.

A gravação tem chamado a atenção das autoridades e de ativistas da causa animal.

No vídeo, de aproximadamente dois minutos, o chimpanzé está com o cigarro na boca. Um jovem aparece conversando com outras pessoas. Aparentemente o cigarro seria de maconha.

Nas imagens o jovem brinca com a situação, chama a atenção do chimpanzé e filma o próprio rosto. O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Jorge Alberto de Oliveira Marum, informou que abriu um inquérito e vai apurar as responsabilidades civis e criminais das pessoas envolvidas.

O Santuário de Grandes Primatas informou que tomou conhecimento que ao menos dois homens teriam invadido o local, colocando em risco a vida deles e também a integridade física dos animais. O chimpanzé, inclusive, é uma espécie ameaçada de extinção. No momento que estava fumando o cigarro teve a boca queimada.

Os suspeitos burlaram a segurança do prédio, provavelmente acessando o espaço por meio de uma outra propriedade aos fundos do santuário.

Além de crime de invasão, os suspeitos cometeram crime de maus-tratos aos animais.

Os responsáveis pelo Santuário dos Primatas reforçaram que estão tomando medidas legais na esfera criminal e civil, para a punição dos responsáveis, e reparação do dano causado a integridade dos animais que vivem ali.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump promete "forte retaliação" caso Irã contra-ataque

Serpo divulga programação de remoção de entulho do mês de abril

Estado diz haver 4 casos suspeitos de coronavírus em Sorocaba; prefeitura contesta e pede explicações

Anvisa aprova por unanimidade registro de venda em farmácias de remédios à base de maconha

Polícia Militar prende suspeito de cometer tentativa de homicídio na Zona Norte de Sorocaba

Ministro da Justiça se nega a compartilhar informações de inteligência com o STF