Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ivana Back, Silvia e Glauco, amigos de Santa Catarina - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 21/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Tenho amigos como a Ivana Back e Glauco José Côrte que nasceram em Santa Catarina. Passei um ano indo mensalmente a Florianópolis e na vizinha cidade de São José. Santa Catarina, nome da Ilha e do Estado que leva como padroeira uma mulher de nome Catarina de Alexandria, nascida em 25 de novembro.

 

Outra Catarina, a de Siena, na próxima semana, quarta-feira, 25 de março, é lembrada pelos seus 673 anos de nascimento e continua na história da humanidade. Era Italiana, do vilarejo de Siena.

 

A menina Catarina de Siena nasceu de família pobre cujos pais tiveram 25 filhos. Fraca, vivia sempre doente e aos sete anos de idade se consagrou a Deus no seu coração. Adulta, passou a ditar cartas onde pedia às pessoas o exercício da caridade, entendimento e paz.

 

A comunicação escrita passou a ser a sua experiência de levar mensagens adiante, noticiando a boa nova do evangelho. Hoje o povo ora a ela para acabar com o Coronavírus no país.

 

A amiga Ivana Back, como filha do Estado de Santa Catarina e devota de São José, depois de formada em jornalismo escolheu Sorocaba para a sua missão de comunicar pela voz e escrita o seu dom de noticiar.

 

José é também aquele que comemoramos no dia 19 de março a sua vida de patriarca da Sagrada Família. E São José é, com Maria, também a inspiração da família da Silvia e Glauco Côrte, onde eu ficava hospedado em sua casa na deslumbrante Floripa.

 

Nessa “viagem” de coincidências, destaco um ponto da vida da Catarina de Alexandria. O Mosteiro de Santa Catarina é considerado o mosteiro cristão mais antigo do mundo. Essas lembranças da Santa Catarina e dos amigos que admiro muito, citados no artigo, me faz recordar das coisas boas, neste tempo de preocupações com o COVID19.

 

A presença da família e amigos é uma constatação que o mundo presencia neste momento na Itália. O isolamento inesperado de milhões de pessoas da Itália para ficarem dentro de casa para evitar a transmissão do Coronavírus, me fez refletir na convivência humana. A insegurança de uma pessoa enferma ou em quarentena faz com ela precise do próximo na segurança da sua vida.

 

A história das duas, Catarina de Siena e de Alexandria, comprova que a fé e o amor superam os obstáculos do medo no mundo. Em Floripa, Silvia e Glauco são testemunhas dessa fé e amor no acolhimento.

 

Em Sorocaba, a catarinense Ivana, nascida na capital do Estado, já demonstrou nestes anos de convivência na cidade como realizar atos de solidariedade em promoção humana.

 

Durante anos acompanhei a missão pessoal e profissional da Ivana Back na televisão e nos eventos em que participava como comunicadora. Como jornalista, amiga, cidadã e mãe, sua conduta agrega para si a amizade, o carinho e o respeito.

 

Casada com o Fabricio Brito, médico sorocabano, é mãe de dois filhos. Fabricio tem se manifestado, como na TV Mulher, de Votorantim, orientando a população nos cuidados dessa terrível enfermidade do Covid 19.

 

A Ivana é uma motivadora do Projeto “Força que Conecta” em Sorocaba. Com a participação de uma equipe de amigas realiza um trabalho motivacional incrível na Região Metropolitana de Sorocaba, promovendo encontros de networking. Também realiza com o apoio da ABRH- Associação Brasileira de Recursos Humanos- SP o Projeto “Momento de Carreira”. Atua na rádio como comentarista dos fatos nacionais e em eventos na cidade, abrangendo informações, dicas e entrevistas.

 

Nas redes sociais, têm imensa amizade com internautas que compartilham as suas iniciativas. Tudo isso é um pouquinho de ações dos amigos Ivana, Silvia e Glauco, atual presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

 

E pra encerrar, vale destacar em foto a família da Ivana e Fabricio, celebrando os 50 anos de casados do médico Túlio Brito e de Maria Eugênia, pais do Fabricio, que afirmaram: “Gratidão é uma palavra que nossa família deve repetir diariamente”.

Vanderlei Testa escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/opiniões e www.facebook.com/paginaartigosdovanderleitesta
www.blogvanderleitesta.com


O Livro 127 artigos + histórias emocionantes está a disposição no
eBook Google Play.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dois detentos em regime semiaberto fogem de penitenciária em Porto Feliz

STF reconhece competência de prefeito e vereadores de Sorocaba para nomear ruas

Polícia Federal cumpre mandados em endereços da família de Aécio Neves

Com apoio de patrocinador, apresentador do Olho Vivo ‘levanta do caixão’

Bolsonaro diz que já há nomes para substituir presidente dos Correios

Show de Zé Ramalho em Sorocaba é cancelado