Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Isolamento social em Sorocaba está em 44%; Índice pode adiar relaxamento da quarentena

Arquivo
Postado em: 01/05/2020

Compartilhe esta notícia:

O nível de isolamento social em Sorocaba manteve o índice negativo recorde registrado nesta semana e registrou 44%, menor percentual desde que a quarentena foi decretada em todo o Estado de São Paulo. A medição foi feita nesta quinta-feira (30). 

Na segunda-feira, o índice já gerava preocupação. Entre o último domingo e segunda-feira (dias 26 e 27), a queda foi de 11%. No domingo, o município registrou 57% de isolamento social. Os percentuais para esse dia da semana em específico têm sido mais elevados. Já segunda-feira, houve uma queda brusca que chegou a 46%. 

Sorocaba vem registrado uma considerável piora no isolamento social, de acordo com os dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo.  

A meta do governo é de 70% de isolamento social em todo o estado. Sorocaba nunca a atingiu. 

O isolamento social em todo o estado tem mostrado um desempenho ruim. Segundo o governador João Doria, caso a taxa de isolamento no estado não cresça, a retomada das atividades econômicas, prevista para 11 de maio, pode não ocorrer nesta data. Já o médico coordenador do Centro de Contingência da COVID-19 em São Paulo, David Uip, declarou, na rede de notícias CNN, que "não há plano B" de distanciamento social. "Não temos, nem teremos pelos próximos meses uma vacina. Torcemos para que se descubra um remédio efetivo, mas no momento, [o isolamento] é o que temos", alegou.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorocaba não registra novas mortes da Covid-19 nesta quarta-feira

Suspeitos de roubo batem em outros carros durante tentativa de fuga em SP

Saae conclui manutenção de adutora danificada no Campolim

Saúde monitora 1 caso suspeito de coronavírus em Campinas e descarta outros 3

Regulamentação do novo Fundeb deve ampliar a oferta de creches nos municípios

Brasil fará teste em massa neste mês para saber número de infectados por coronavírus