Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Instalação de macromedidor suspende distribuição de água no Cerrado nesta 5ª

Postado em: 05/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Nesta quinta-feira (6), mais uma rede que parte da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado recebe um grande medidor de precisão para aferir o volume de água distribuída e facilitar a identificação de vazamentos.

Será o 17º de 18 macromedidores a serem instalados no interior da ETA do Cerrado. O penúltimo equipamento é inserido na rede que abastece parte dos bairros da região do Cerrado. Os trabalhos exigirão a suspensão na distribuição de água das 8h às 17h, da quinta-feira.

Os bairros que deixarão de ser atendidos na região do Cerrado serão: a Vila Santa Terezinha, Vila Casanova, Vila Lucy e Vila Magalhães. O Saae-Sorocaba recomenda à população que vive nessas áreas a garantir que os reservatórios de seus imóveis estejam cheios antes das 8h.

Durante todo o dia a água precisa ser usada com racionalidade. Sugere ainda que todas as tarefas que utilizem água e tenham condições de serem adiadas, sejam realizadas no período noturno ou no dia seguinte.

A redução da perda do volume de água influencia positivamente no bolso do cidadão, já que toda a água tratada que se desperdiça já consumiu produtos químicos no processo de tratamento e energia elétrica no bombeamento para a distribuição. A diminuição desses custos contribui para que os reajustes tarifários possam ser inferiores. E ainda tem reflexo direto na preservação dos mananciais, pois deixa de ser necessário retirar da natureza o volume que atualmente se perde em vazamentos.

Com o conjunto de macromedidores instalados em pontos estratégicos será possível averiguar os volumes de água que entram e saem de uma Estação de Tratamento, de um Centro de Distribuição (reservatórios) ou de um bairro ou região, possibilitando determinar exatamente o quanto se perde de água tratada e o trecho onde há algum vazamento, facilitando assim o trabalho de detecção e correção do problema.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jaqueline Coutinho conhece proposta para revitalizar e remodelar a Praça Central

Cia Sevastra inaugura espaço cultural no Parque São Bento! Veja na coluna semanal de José Simões

Polícias Civil e Militar se unem para ajudar pessoas carentes durante pandemia em SP

Eleitores relatam demora e problemas com biometria no momento de votar

Brasil perde 1,5 milhão de sindicalizados após reforma trabalhista

Governo de SP inicia campanha de vacinação contra a gripe para os caminhoneiros nas rodovias