Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Inscrição para o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas abre nesta segunda-feira

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Representantes de secretarias municipais de meio ambiente, planejamento, mobilidade, saneamento, desenvolvimento econômico e agricultura, além de indústrias, comércio, construção civil, agropecuárias, construtoras, especialistas e sociedade civil organizada devem se inscrever a partir de segunda-feira (21) para o 1º Fórum Regional de Mudanças Climáticas – “Impactos e Desafios para a Região Metropolitana de Sorocaba”, que ocorrerá no dia 13 de novembro, das 13h30 às 17h, na Universidade de Sorocaba (Uniso). A inscrição gratuita deve ser feita pelo site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), em parceria com a Uniso, o objetivo do encontro é reunir especialistas, gestores públicos e representantes dos diversos setores da economia para entender qual o impacto das mudanças climáticas na região e propor políticas públicas para os municípios e o que cada setor pode promover para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas.

Em dezembro deste ano, acontecerá a Conferência do Clima (COP-25), no Chile, evento realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reunirá chefes de Estado e representantes de diversos países para dar continuidade aos esforços e compromissos para a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas assumidos no Acordo de Paris, que visa controlar a elevação da temperatura média do planeta entre 2º C e 1,5º C.

“Queremos reunir as cidades da nossa região para disseminar conhecimento referente a esse tema tão importante, mostrando quais serão os impactos em nossa região, onde prevalece o bioma Mata Atlântica, e o que podemos fazer para minimizá-los. A ideia é propormos ações para o desenvolvimento sustentável da RMS, sendo fundamental para isso enfrentar as mudanças climáticas com ações para a redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e para adaptação”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

Como será o evento regional

No fórum, o público terá a oportunidade de ter acesso a informações gerais sobre o tema, como o Acordo de Paris e questões que envolvem a mitigação e adaptação e o papel dos governos locais. Após a abertura oficial, um representante do ICLEI América do Sul vai falar sobre “O Estado da Arte em Mudanças Climáticas e a importância do engajamento de governos locais e regionais”.

A programação também contará com dois debates, nos quais representantes públicos e dos diversos setores da economia vão abordar o que esses segmentos têm feito para incentivar as políticas de baixo carbono, explorar alternativas para proteger o investimento realizado na região por meio da adaptação, fazer a transição de um modelo tradicional de desenvolvimento para um de baixo carbono, e quais são os maiores desafios para o avanço desta agenda.

O primeiro debate terá início, às 14h, com o tema “Políticas Públicas e Produção de Conhecimento no Enfrentamento às Mudanças Climáticas”, com a participação do secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, da assessora Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Jussara de Lima Carvalho, e representantes do Iclei e da Uniso.

Já às 15h45 será realizado o segundo bloco com o debate sobre “Mudanças Climáticas e Negócios Sustentáveis”, que contará com a participação da gerente de Sustentabilidade da Toyota e Diretora Executiva da Fundação Toyota, Saori Yano, o vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP, Caio Carmona Cesar Portugal, além de representantes do Comércio, da Agricultura e do Ciesp.

A ideia é que, ao final do evento, uma carta de compromisso da Região Metropolitana de Sorocaba pelo Clima, envolvendo os diversos atores, com ações conjuntas para enfrentar a mudança global do clima,

De acordo com a Sema, as inscrições deverão ser feitas até o dia 8 de novembro. As vagas serão limitadas. O fórum será realizado no auditório F do câmpus Cidade Universitária da Uniso, que está localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 92,5, em Sorocaba. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fabuloso Circo de Natal

Campanha do Agasalho 2020 arrecada 3 mil peças em Sorocaba até o momento

Oposição entra com pedido de cassação do senador Flávio Bolsonaro por ligação com milícia no Rio

Urbes e Secretaria de Mobilidade têm semana especial para o Outubro Rosa

Governo planeja liberar demissão de até 50% dos funcionários em programa de crédito para empresas

STF valida perdão a condenados por corrupção