Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Inadimplência registra queda pelo 10º mês consecutivo em Sorocaba

Arquivo
Postado em: 17/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Pelo 10º mês consecutivo, os índices da inadimplência do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC, vem registrando queda, informações que tem o objetivo de auxiliar as empresas na concessão de crédito.

O número de CPFs negativados caiu de 55.336 para 54.764 em outubro. No ano, a queda é de 19% na cidade. A quantidade de registros (dívidas apontadas no sistema) passou de 84.424 para 82.880. Nos últimos doze meses a baixa foi de 27,67%. Estima-se que, em média, cada pessoa tem dois pagamentos em atraso.

Os valores devidos somam aproximadamente R$ 45.766 milhões, contra R$ 46.999 milhões, um declínio de 2,62% em comparação com setembro e 30% no ano.

Para o setor de economia da Associação Comercial, em parceria com a Esamc Jr., estes números corroboram com a melhoria que as pequenas empresas sentiram no terceiro trimestre de 2020, quando viram sua atividade econômica aumentar. Isso gera, mesmo que tímida, uma espiral ascendente e novas oportunidades.

O Índice de Confiança publicado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), demonstrou claramente que a segurança das pequenas empresas tem aumentado, sendo sua média histórica de 45,6 e no terceiro semestre o valor foi para 52,4. Esse índice vai de 0 a 100 e os números a partir de 50, demonstram confiança pelo empresariado.

O índice de desempenho para o terceiro semestre ficou em 52,3 contra 49,7 no segundo semestre, sendo que a média histórica é de 42,9.

Em relação às perspectivas, os dados são ainda mais animadores, visto que em setembro o valor estava em 59,7, já outubro 59,5, uma ligeira baixa, mas, ainda mostrando claramente que os empresários têm fé nas melhoras da economia.

"Os números da inadimplência caindo e o empresariado acreditando mais na economia, parecem indicar que este final de ano será um pouco menos nefasto do que foi considerado em março de 2020, quando iniciou-se a pandemia e a quarentena. Que estes números continuem a melhorar", ressalta a economista Carla Giuliani.

Base de dados 

Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vídeo: Jaqueline deve assumir prefeitura durante viagem de Crespo

Zoo de Sorocaba comemora nascimento de filhote macho de onça-pintada

CEI-40 promove atividade para que alunos possam rever seus professores

Prefeito de SP, Bruno Covas, recebe diagnóstico de Covid-19

‘Ministério da Educação não deveria existir’, diz Olavo de Carvalho; assista entrevista à Jovem Pan

PSDB Sorocaba realiza convenção no sábado no formato drive-thru