Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Igrejas vão reabrir em Sorocaba a partir de segunda; Normas sanitárias serão definidas hoje

Agência Sorocaba
Postado em: 28/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), vai permitir a abertura de igrejas e cultos religiosos na cidade de Sorocaba a partir da próxima segunda-feira (1º). A definição foi feita em reunião com líderes religiosos na noite desta quarta-feira (27) em Sorocaba. Um arte que circula nas redes sociais com o brasão da Prefeitura, com a informação da reabertura e regras para o funcionamento das igrejas, no entanto, foi classificada pela Prefeitura como "Fake News". As normas sanitárias para a reabertura serão definidas ainda nesta quinta-feira (28) pela Secretaria da Saúde. 

A decisão de reabertura ocorre um dia após a divulgação do plano de Retomada Consciente pelo governador João Dória. A polêmica em torno da reabertura das igrejas ocorreu porque, no fim de semana, religiosos da cidade reabriram seus templos e foram abordados pela Fiscalização da Prefeitura.

Em Sorocaba, a abertura de templos religiosos é proibida pelo decreto municipal que estabele a quarentena. No entanto, vereadores da cidade observaram que o decreto não respeita a norma Estadual, que não cita as igrejas. Por este motivo, os vereadores Anselmo Neto e Fausto Peres (Podemos) entraram com um projeto de Decreto Legislativo para alterar o artigo 3º do decreto de Jaqueline.

A prefeita de Sorocaba deve alterar o decreto municipal, adequando a nova realidade de Sorocaba ao plano de retomada consciente do governo do Estado e retirando o item específico que estipula o fechamento de igrejas. O novo decreto deve ser publicado até o dia 31 de maio, data em que se encerra o decreto atual.

Com base nos decretos estadual e federal, igrejas da capital conseguiram, na última semana, derrubar uma liminar conseguida pelo Ministério Público contra a abertura de igrejas e voltaram a realizar seus cultos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pacote de 5 kg de arroz tem variação de 71%, aponta pesquisa do Procon

Brasil registra 54 novas mortes por coronavírus; total de óbitos é de 486

Novo advogado diz que Najila não está com celular e autoriza buscas

Vitória de Biden colocaria viés ideológico do atual Itamaraty em xeque

Guerra política em torno das vacinas pode prejudicar adesão à imunização

Inscrições para o Prouni começam dia 28 de janeiro