Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Idade para aposentadoria pode subir de acordo com expectativa de vida

Postado em: 20/02/2019

Compartilhe esta notícia:

A idade mínima para a aposentadoria poderá subir em 2024 e depois disso, a cada quatro anos, de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros.

Se a expectativa de vida após os 65 anos para homens e 62 para mulheres subir, haverá ajuste na idade mínima na proporção de 75% sobre os meses de aumento. Por exemplo, se a expectativa de vida subir em 12 meses, a idade mínima sobe em 9 meses.

A proposta de reforma da Previdência enviada nesta quarta-feira (20) ao Congresso Nacional estabelece idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com contribuição mínima de 20 anos. Nessa proposta, não haverá mais aposentadoria por tempo de contribuição.

Atualmente, aposentadoria por idade é 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens, com contribuição mínima de 15 anos. A aposentadoria por tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e 35 para os homens.

Também houve mudança na aposentadoria rural é de 60 anos tanto para homens quanto para mulheres, com contribuição de 20 anos. A regra atual é 55 anos para mulheres e 60 anos para os homens, com tempo mínimo de atividade rural de 15 anos.

A proposta também estabelece idade de 60 anos para ambos os sexos na aposentadoria de professores, com 30 anos de contribuição. Atualmente, não há idade mínima para professores e o tempo de contribuição é 25 anos para mulheres e 30 anos para os homens. (Agência Brasil)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campeã do Carnaval 2019 em Sorocaba será conhecida nesta quinta-feira

José Crespo passa por cirurgia na próstata e se afasta do Paço até 17 de junho

Homem que espancou empresária não tem problemas psiquiátricos, concluem exames

Bebê em isolamento por coronavírus foi atendido em hospital particular de Sorocaba

Bolsonaro defende redução da carga tributária no Brasil

Emerenciano e família Prestes de Barros