Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Guardas Civis que prendem criminosos passam a realizar audiência com a Justiça por videoconferência

GCM Divulgação
Postado em: 20/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Segurança Urbana (SESU), em parceria firmada com o Poder Judiciário, iniciou nesta quarta-feira (20) a realização de audiências por videoconferência. Guardas municipais que em atuação participaram da detenção de criminosos dos mais variados crimes, ou relacionados em outros processos judiciais, prestam esclarecimentos em tempo real a justiça.

O sistema está sendo utilizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em razão da suspensão dessas atividades no fórum local, por conta do isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus em todo país. Na sede da Secretaria, onde também é a base da GCM, foi estruturado um sistema informatizado com três pontos dotados de câmeras de vídeo, microfones e caixas de som. As audiências estão sendo realizadas em tempo real por videoconferência entre as Varas e os agentes da corporação.

Toda conferencia é acompanhada por um superior hierárquico e seguindo as diretrizes processuais estabelecidas pelo Judiciário. São atendidas as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Criminais; Juizado Especial Criminal – JECRIM; Vara da Fazenda Pública e Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Para o secretário de Segurança Urbana, Marcelo Carriel, a iniciativa é muito importante e deve servir de modelo para outras instituições, pois a interrupção de atos judiciais pode acarretar na perda de prazos processuais, causando prejuízos graves à administração pública municipal e estadual, já que são casos de processos criminais e que envolvam ações de interesse da municipalidade. A instalação do sistema não acarretou qualquer custo para Prefeitura de Sorocaba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Natal Mágico” presenteia 1.200 crianças durante evento neste sábado

Após chantagem, youtuber de maquiagem holandesa revela ser transexual

Em apenas 2 dias, Sorocaba registra 7 mortes por coronavírus

Governo Doria quer terceirizar merenda das escolas em São Paulo

Bolsonaro desiste de churrasco no Alvorada após ironia e recorde de mortes por coronavírus

Polícia desarticula quadrilha que adulterava bebidas alcoólicas em Sorocaba