Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Gincana Interescolar arrecada 7,2 toneladas de resíduos eletroeletrônicos

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

A gincana interescolar, que mobilizou diversos pontos da cidade com a arrecadação de mais de 7,2 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, conheceu o grande vencedor na manhã desta sexta-feira (18). A Escola Municipal “Achilles de Almeida” coletou mais de 3,2 toneladas de materiais e foi a campeã da competição.

A escola com mais de mil alunos, localizada na Vila Hortência, realizou uma verdadeira força tarefa para reunir a maior quantidade de resíduos na competição que teve seu início oficial no dia 2 de setembro. A diretora Elaine Ortiz Souza explica que a vitória veio por meio de um grande esforço coletivo. “A união de todos os participantes, em especial de todos os nossos alunos, foi fundamental para o sucesso da gincana em nossa unidade. O lixo eletrônico causa grave problema para o meio ambiente e o tema foi trabalhado em sala de aula. Só alcançamos a vitória na competição devido a essa conscientização”, disse.

Durante a gincana, a vice-diretora Elaine Mendes da Silva promoveu um engajamento com a comunidade, fez campanha e estabeleceu parcerias para que a unidade tivesse êxito na competição. “Nós desenvolvemos ações junto ao grêmio da escola, ao pessoal da UFScar que foram muito participativos, à comunidade que participou expressivamente, além de um movimento bem bacana nas redes sociais”, conta. “A participação da professora Daniele Francischinelli Lisboa foi crucial para o resultado vitorioso da escola, pois ela percorreu o comércio local e explicou a importância da campanha coletando inúmeros materiais”, completa.

Os estudantes também levaram a sério a gincana e mobilizaram familiares, amigos e demais contatos para atingir o objetivo de conquistar o primeiro lugar. “A iniciativa foi muito importante por conta da preocupação em retirar materiais que virariam lixo com intuito de transformar em novos produtos, ajudando o meio ambiente. Ficamos muito felizes em conquistar o primeiro lugar, mas o mais importante foi a conscientização ambiental abordada”, comemora a estudante da unidade Maria Vitória da Silva Molini.

As demais unidades participantes completaram a gincana nas seguintes colocações: EM. “Matheus Maylasky” com 1.988 kg; EM. “Flávio de Souza Nogueira” com 1.175 kg; EM. “Leonor Pinto Thomaz” com 597 kg e a EM. “Getúlio Vargas” com 254 kg. As três escolas mais bem colocadas receberão como premiação um notebook remodelado, feito a partir do reaproveitamento das matérias-primas coletadas, além de troféu. A escola vencedora levará uma turma para conhecer todo processo de transformação dos resíduos em matéria-prima da Sinctronics, empresa idealizadora do projeto.

A gestora de desenvolvimento educacional, Leila Chinelatto, salienta a importância do projeto. “Independente do vencedor, todos ganharam, pois a marca de mais de sete toneladas representa um marco no histórico da gincana e uma lição que jamais será esquecida na vida dos estudantes”, ressalta.

O secretário da Educação, Wanderlei Acca, parabenizou a escola vencedora e as demais unidades por participarem de uma ação voltada à sustentabilidade. “A Secretaria da Educação celebra iniciativas que trazem reflexões transformadoras como esta gincana que pôs em prática a responsabilidade e o cuidado com o futuro do nosso meio ambiente”, conclui o titular da pasta.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trecho da Rua Joaquim Gregório de Oliveira será bloqueado no domingo para obras

Bolsonaro lidera disputa para eleição de 2022, aponta pesquisa

Marie Fredriksson, do duo sueco Roxette, morre aos 61 anos

GCM prende dupla de traficantes no Nova Sorocaba com quase 3 mil porções de drogas

Senado aprova socorro aos estados e municípios de R$ 120 bilhões com congelamento de salários

Brasil bate recorde e registra 1.188 novas mortes por coronavírus; total passa de 20 mil