Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM vai abrir concurso público para somente 50 guardas, afirma Fausto Peres

Postado em: 15/05/2019

Compartilhe esta notícia:

O vereador Fausto Peres (Podemos) recebeu a resposta de um requerimento, que questionava o prefeito sobre a possibilidade de colocar novamente um GCM (Guarda Civil Municipal) em cada escola. No corpo da resposta, assinada pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, ele informa que a Prefeitura abrirá concurso para novos guardas, mas serão oferecidas somente 50 vagas.

Segundo a resposta, comenta Fausto Peres, a Prefeitura alegou que não é possível colocar um guarda em cada escola, pois somente a municipalidade possui 154 estabelecimentos de ensino, sem contar as escolas estaduais e particulares, sendo que o contingente atualmente é de 402 guardas civis municipais.

Do atual contingente, 31 estão afastados por motivo de saúde; e 33 estão atuando fora da Guarda Civil Municipal; estando o contingente ativo em torno de 340 guardas civis municipais, sendo que a metade deles trabalham em postos fixos 24 horas por dia e a outra metade é responsável pela proteção dos serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar.

Conforme o vereador Fausto Peres, mesmo com o contingente reduzido, a GCM atende, em média, 5 mil chamados telefônicos por mês. Ainda no requerimento, é citado que somente seria possível colocar um GCM em cada escola se o contingente chegasse a 700 servidores. Já em 2018, a GCM realizou 17.703 ações nas escolas municipais da cidade.

“A Guarda Civil Municipal de Sorocaba, apesar do pequeno contingente, atende muito bem a população de Sorocaba, porém, é inegável que o concurso público que deverá ser aberto este ano, deveria abrir muito mais vagas para melhorar o policiamento em toda a cidade”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ao menos 14 pessoas morrem em deslizamento de terra em Niterói, no Rio

Em assembleia, motoristas decidem continuar de braços cruzados nesta 6ª

Transporte por app e Zona Azul lideram PLs a serem votados pelos vereadores nesta 5º

Estudo internacional demonstra crescimento mundial em cirurgia estética

Prefeitura entrega prêmios aos ganhadores do Nota Fiscal Sorocabana

Polícia prende faxineira com quase 100 documentos falsificados em Sorocaba