Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

GCM e PM evitam pancadões na Vila Helena, Jardim Paineiras e Carandá

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 03/01/2021

Compartilhe esta notícia:

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou operação integrada com a Polícia Militar (PM) e, agindo de forma preventiva, conseguiram evitar a realização dos chamados pancadões em três bairros da cidade, entre a noite do último sábado (2) e a madrugada deste domingo (3).

 

As ações coordenadas da GCM e PM ocorreram nos bairros Carandá, Vila Helena e Jardim Paineiras. Nas operações, a GCM mobilizou três equipes em viaturas.

 

Na Vila Helena, a GCM elaborou 60 autos de infrações (som alto e estacionamento irregular). Já no Jardim Paineiras houve 28 veículos autuados pelos mesmos motivos, e donos de dois estabelecimentos comerciais foram orientados a fechar as portas e encerrar as atividades. No Carandá não ocorreram autuações, apenas a atuação preventiva das forças de segurança pública.

 

O secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Vitor Gusmão, adianta que os pancadões serão tema de atenção constante da GCM em Sorocaba, com prioridade às ações preventivas. O objetivo é chegar nesses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento”, afirma o secretário.

 

Nesse sentido, a GCM realiza um trabalho de inteligência para identificar onde e quando ocorrerão os pancadões, monitorando redes sociais, internet e mensagens que chegam via aplicativos, ou mesmo buscando informações entre as comunidades. “A participação do cidadão é fundamental. Ele pode nos informar sobre as possíveis realizações de pancadões, para agirmos o mais rapidamente possível”, destaca Gusmão.

 

Esse apoio da população é fundamental, uma vez que há uma rede de informações intensa entre as pessoas que organizam esses eventos e o seu público, até antecipando as ações da GCM e das polícias sobre esses eventos.

 

Gusmão pontua que as ações conjuntas entre as forças policiais são necessárias como forma de multiplicar os efetivos para que se tenha um número maior de açõessimultâneas e se coíba os pancadões de maneira efetiva.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Família de homem negro morto pela polícia nos EUA fecha acordo e vai receber R$ 113 milhões

Metareciclagem destina meia tonelada de sucata eletrônica para a Coopereso

Nubank reconhece erro e anuncia medida para elevar presença de negros na equipe

Sorocaba deve receber mais 9 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira

Decisão de Fux de mandar chefe do PCC para prisão "é um horror", diz Marco Aurélio

PM realiza operação para combater criminalidade em Sorocaba