Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fábrica da Toyota anuncia férias coletivas de 10 dias a partir de terça-feira em Sorocaba

Foto: Foguinho/SMetal
Postado em: 19/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A planta da Toyota em Sorocaba anunciou, nesta quinta-feira (19), férias coletivas para todos os funcionários da produção, a partir da terça-feira, dia 24, por 10 dias.

 

A medida segue orientação dos órgãos de saúde e foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) como meio de conter a disseminação da doença infecciosa Covid-19, o novo coronavírus.

 

Os trabalhadores do administrativos continuam trabalhando, mas à distância (home office), o que também foi negociado com o sindicato.


De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, a montadora entendeu a necessidade de preservar a saúde dos funcionários. “Após intensas negociações, chegamos ao acordo de iniciar as férias coletivas na próxima semana. Ao garantir a segurança dos trabalhadores, estamos, automaticamente, evitando que a população em geral corra risco de contaminação”.


O acordo com a Toyota deve impactar no funcionamento das sistemistas e de outras empresas que fornecem para a montadora. “Estamos negociando com essas empresas para que também adiram às férias coletivas e garantam, além da saúde dos trabalhadores, a manutenção dos empregos”, esclarece Leandro.


Ele reforça o papel do sindicato na defesa dos trabalhadores. “O Sindicato busca sempre alternativas que garantam a saúde, emprego e direitos dos trabalhadores. Momentos de crise como este não podem ser usados para retirar direitos, reduzir jornadas e salários sem acordos coletivos ou causar demissões”.


Além da Toyota, outras três empresas metalúrgicas – CNH, Edscha e Varroc – protocolaram aviso de férias coletivas no SMetal para todos ou parte dos funcionários.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moradores do Rio trocam Carnaval carioca pelo de São Paulo

Novo protocolo para cloroquina gera divergência entre entidades

Mais um novo caso da Covid-19 é confirmado neste domingo em Sorocaba; total chega a 36

Três zonas de Sorocaba estarão no rodízio nesta quinta-feira; cerca de 70 bairros serão afetados

“Isolamento é a opção contra a catástrofe”, diz epidemiologista e coordenador da Fiocruz

Lista da Vale mostra nomes de 297 desaparecidos em Brumadinho