Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Fábrica da Toyota anuncia férias coletivas de 10 dias a partir de terça-feira em Sorocaba

Foto: Foguinho/SMetal
Postado em: 19/03/2020

Compartilhe esta notícia:

A planta da Toyota em Sorocaba anunciou, nesta quinta-feira (19), férias coletivas para todos os funcionários da produção, a partir da terça-feira, dia 24, por 10 dias.

 

A medida segue orientação dos órgãos de saúde e foi negociada com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) como meio de conter a disseminação da doença infecciosa Covid-19, o novo coronavírus.

 

Os trabalhadores do administrativos continuam trabalhando, mas à distância (home office), o que também foi negociado com o sindicato.


De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, a montadora entendeu a necessidade de preservar a saúde dos funcionários. “Após intensas negociações, chegamos ao acordo de iniciar as férias coletivas na próxima semana. Ao garantir a segurança dos trabalhadores, estamos, automaticamente, evitando que a população em geral corra risco de contaminação”.


O acordo com a Toyota deve impactar no funcionamento das sistemistas e de outras empresas que fornecem para a montadora. “Estamos negociando com essas empresas para que também adiram às férias coletivas e garantam, além da saúde dos trabalhadores, a manutenção dos empregos”, esclarece Leandro.


Ele reforça o papel do sindicato na defesa dos trabalhadores. “O Sindicato busca sempre alternativas que garantam a saúde, emprego e direitos dos trabalhadores. Momentos de crise como este não podem ser usados para retirar direitos, reduzir jornadas e salários sem acordos coletivos ou causar demissões”.


Além da Toyota, outras três empresas metalúrgicas – CNH, Edscha e Varroc – protocolaram aviso de férias coletivas no SMetal para todos ou parte dos funcionários.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Morre Aldir Blanc, um dos maiores compositores brasileiros, por coronavírus

Caixa inicia nesta quinta-feira pagamento do PIS para nascidos em março e abril

Relator do Orçamento diz que foi autorizado por Bolsonaro a criar novo programa social

Sacolas de compras que não poluem os oceanos serão vendidas no Japão

Ministro manda soltar presos após 2ª instância, decisão que afeta Lula

Disney divulga primeiro trailer de versão live-action de “O Rei Leão”