Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Exposição em homenagem à artista Landa Lopes já pode ser conferida na Biblioteca Infantil

Postado em: 29/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Fotos, objetos pessoas e livros da artista Landa Lopes (1919-2006) já podem ser conferidos numa exposição especial que foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira (28) na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O evento contou com a presença de familiares e amigos da artista.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, a mostra visa homenagear a poetisa, atriz, compositora e pintora Landa Lopes, que completaria 100 anos no dia 10 de junho, mostrando ao público sua vida e sua obra.

“Hoje é um dia muito especial e encantador. Comemoramos o centenário de nascimento de Landa Lopes. Convivemos com ela, ela deu várias oficinas aqui (biblioteca)”, destacou Zé Rubens Incao. Ana Maria de Souza Mendes, da Academia Sorocabana de Letras, amiga de Landa Lopes, também fez sua homenagem.

Landa Lopes nasceu em Mairinque, São Paulo, em 1919, e veio para Sorocaba devido à transferência de emprego de seu pai, que era ferroviário. Foi roteirista, produtora, atriz e cineasta, além de trabalhar na produção de cinejornal.

Em sua carreira como escritora, publicou as obras “As Quatro Volúpias” (1952), “Poemas Para Ler com Música” (1964), “Eu Mutante” (1989) e “Negra” (1999). Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), publicou os livros “Urna do Inconfessável”, “Móbil”, “O Punhal no Espelho”, “O Anjo da Poesia” e “Contos”.

Compôs mais de 400 músicas em diferentes gêneros. Como artista plástica produziu uma intensa obra na qual as cores sobrepõem às formas. Em 1987, lançou o projeto Poesia Ilustrada, integrando texto e imagens em diferentes trabalhos. Participou de exposições em São Paulo, Sorocaba e região. Landa Lopes faleceu no dia 24 de novembro de 2006.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 12 de julho. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil aplicou mais de 7 milhões de doses de vacina

"Fluir" -  exposição de Zi Cossermelli em Sorocaba - confira a coluna de José Simões

Rejeitado projeto que obriga vice assumir imediatamente na ausência do prefeito

Munícipe registra BO contra Crespo após inauguração de base da GCM em praça

Advogado de Lula fala em ‘intimidação e abuso de autoridade’ na Operação E$quema S

Família de homem infectado com coronavírus é monitorada na cidade de Vinhedo