Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estiagem e calor exigem cuidados redobrados com a saúde

Postado em: 13/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Apesar de a primavera só começar no dia 23 de setembro, os últimos dias têm sido bem quentes na cidade. A temperatura mínima desta quinta-feira (12) foi de 20 e máxima chegou aos de 35 graus Celsius em Sorocaba, segundo dados disponibilizados pelo Climatempo. A umidade relativa do ar chegou a 20%, considerado estado de atenção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como ideal uma variação entre 50% e 80%.

Paulo Herrera Júnior, de 67 anos, procurou atendimento na UPH da Zona Leste na manhã desta quinta-feira (12), onde fez inalação para aliviar os sintomas de uma pneumonia crônica, que pioram em períodos de estiagem. “Quando chega neste estado, tenho dificuldades para respirar e acabo precisando de atendimento médico”, disse ele com dificuldade, nas pausas da inalação prescrita pelo médico.

O tempo seco e baixa umidade do ar exigem cuidados para manter a saúde em dia. A médica Maria Fernanda Benevenuto, que atua na gestão da urgência e emergência da Secretaria Municipal da Saúde (SES), orienta que em tempo seco e quente o segredo é cuidar da hidratação constante do organismo. Ela lembra que dias quentes podem provocar um aumento de casos de alergia, crises de rinite, sinusite, bronquite, asma, entre outros.  “Deve-se evitar o sol, e sempre umidificar as vias aéreas, com soro fisiológico e, se necessário, inalação”, comenta.

A ingestão de água, sucos naturais e água de côco são boas opções de bebidas, além do cuidado redobrado na alimentação, sendo sempre recomendados os alimentos frescos. O uso de umidificadores de ar e a busca por lugares arejados são dicas importantes. Também não é recomendável a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia e deve-se, sempre, dar preferência para o uso de roupas mais claras e leves.

O uso de óculos de sol, protetor solar, boné e até guarda-chuva para se proteger da insolação também são indicações dos profissionais de saúde que sugerem também que sempre se tenha uma garrafinha d’água por perto para facilitar a hidratação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação ‘Mais Sorocaba’ interdita pousada usada à prática de prostituição

Fabuloso Circo de Natal

Secretários e chefe de gabinete de Crespo vão depor na “CPI da Taty Polis” nesta terça

Viaduto sobre a Raposo Tavares na região do Campolim será inaugurado dia 30

“Assessor da Coxinha” e secretários são convocados pela CPI dos “voluntários”

Médicos retiram sonda de Bolsonaro e voltam com alimentação líquida