Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Estamos no "alerta vermelho" de capacidade de internação a pacientes de covid-19, diz diretor da Santa Casa

Foto: divulgação
Postado em: 10/06/2020

Compartilhe esta notícia:

O diretor-técnico da Santa Casa, Fernando Brum, gravou um vídeo, nesta terça-feira (9), para relatar que o hospital está no "alerta vermelho" de capacidade de internação de pacientes com covid-19.

"Hoje [esta terça] estamos praticamento com 100% de ocupação. 20 leitos enferimaria, 18 estão ocupados, na UTI, de 30 leitos, 28 estão ocupados. Você fala: "mas não é 100%", eu não posso trabalhar com 100%. 100% seria o caos, onde pacientes ficariam sem leitos", informa ele. "Os pacientes da Enfermaria desestabilizam com muita frequência. Eu preciso de uma reserva de leitos para os pacientes que estão internados".


Ainda na gravação, o médico reclama do comportamento do sorocabano ocorrido neste último fim de semana, que compareceu "em peso" a shoppings e à região central da cidade. "Estamos sim, num alerta vermelho. Houve abuso nesse fim de semana. Foi perceptível, as redes sociais divulgaram as imagens do Centro da cidade, shoppings, ruas. As pessoas estão relaxando nos cuidados com máscaras, higiene pessoal, como não estão evitando aglomerações. Isso pode custar caro para todos. Estamos dentro do limite de capacidade".  

Assista o vídeo

 

Os leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus nos hospitais públicos de Sorocaba ultrapassaram, nesta terça-feira (9), 90% de ocupação. 


Esta alta taxa de ocupação, que inclusive já chegou a 100%, tem sido registrada há cerca de 3 dias, desde o último domingo.

 

Conforme tabela divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, dos 30 leitos de UTI pactuados para covid-19, no Hospital Regional "Adib Jatene" (localizado na rodovia Raposo Tavares), 96,67% estavam ocupados. A alta taxa foi registrada também nos 15 leitos clínicos da unidade: 86,67% deles estava ocupados. Vale ressaltar que o hospital é referência para 48 municípios.

 

Já na Santa Casa, dos 30 leitos de UTI, 93,33% registravam ocupação. Nos 20 clínicos, por sua vez, 75% estavam ocupados. 

 

A alta taxa de atendimentos começa a ser registrada também no Hospital de Campanha: 80% dos 20 leitos clínicos e 50% dos de UTI. 

 

No caso do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, 81,81% dos 11 leitos de UTI acolhiam pacientes. 

 

Desde o último domingo, tanto a Santa Casa de Sorocaba quanto o hospital "Adib Jatene" têm registrado altas taxas de ocupação a ponto de rejeitar receber novos pacientes por falta de vagas em leitos. 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudante invade escola armado e fere dois colegas em Minas Gerais

Câncer x maconha: médicos alertam para os riscos desta combinação

Dupla de traficantes é flagrada com quase 700 porções de drogas em Sorocaba

Pesquisa comprova eficiência de telas de vidro ou acrílico contra Covid em salas de aula

Comissão Processante ouve o prefeito na tarde desta quarta-feira

Inflação do acesso à internet superou índice geral em agosto