Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em busca do autoconhecimento

Postado em: 03/11/2018

Compartilhe esta notícia:

“Se entendermos que cada experiência é um aprendizado, também precisamos estar atentos ao que carregamos que está em nossa essência, estrutura de personalidade e nos define como pessoa, nossa individualidade. Estamos falando de promover o autoconhecimento, entender quem é você, quais suas qualidades, competências onde se destaca, suas habilidades pessoais e profissionais, assim como seus pontos negativos, habilidades que precisa desenvolver e oportunidades de melhoria na sua visa pessoal e profissional”.
A afirmação acima é da consultora de Desenvolvimento Humano, executive search, coach profissional e diretora de Desenvolvimento da Associação dos profissionais de Recursos Humanos (APRH) Marta Locha. Segundo ela, promover o autoconhecimento é uma ação contínua, que envolve refletir sobre seus comportamentos, sentimentos, medos, ansiedades, forças e poder de ser o mestre de você mesmo. “Como principal benefício podemos destacar a contribuição que o autoconhecimento promove ao possibilitar que você assuma a liderança das suas decisões com consciência de suas forças e fraquezas, direcionando suas escolhas e avaliando erros e acertos. A definição de objetivos e metas torna-se mais clara e você passa a reagir de forma mais natural às adversidades, obstáculos e exigências do meio”, diz Marta.

Onde desejamos chegar?

Quando falamos de carreira profissional, nos perguntamos: onde estamos e onde desejamos chegar? Para responder estas perguntas e desenhar um plano de ação para crescimento profissional, o ponto de partida é o autoconhecimento. E como deve acontecer? Como buscar o autoconhecimento?
De acordo com Marta, o autoconhecimento inicia com a autoavaliação, onde é preciso fazer uma autoanálise de seu comportamento, ações e reações, reconhecendo como impactam em seu meio profissional e pessoal. “Comece se perguntando como você se comporta em diferentes situações: pressão, estresse, tomada de decisão, conflitos, conquistas, desafios, obstáculos e outra condições. Como você se relaciona com outras pessoas? Como você reage nas adversidades? Como é sua comunicação? Como chegar a uma decisão em grupo? Se líder, como você é visto pela sua equipe e por seus pares? Observe suas atitudes, liste suas características pessoais e profissionais e avalie o impacto destas em suas metas e objetivos. Descreva o que provoca impactos positivos e impactos negativos, então passe a fase de aceitação e promoção do desenvolvimento”, explica.
Segundo Marta, há também profissionais especializados e certificados para realizar avaliação de perfil comportamental e personalidade, apresentando relatórios que descrevem suas principais competências e oportunidades de melhoria, podendo se desdobrar em planos de ação para fortalecer suas qualidades e desenvolver pontos destacados como oportunidade de melhoria.
Frequentemente, somos abordados por uma infinidade de propostas oferecendo promessas de sucesso, desenvolvimento de novas competências, alta performance, melhoria do desempenho, a partir de modelos e programas diversos. Todos eles se baseiam em um direcionamento e uma metodologia. Seja qual for a linha ou método usado, além da escolha de uma instituição ou profissional reconhecidos no mercado, é preciso promover a busca do autoconhecimento para assegurar o sucesso do programa proposto.

Faça uma pausa e reflita

Em momentos de questionamento sobre suas escolhas e direção da sua carreira, faça uma pausa e reflita sobre você. Isso pode ajudar a repensar a trajetória atual e encontrar maior clareza do caminho a seguir. Temos ainda padrões estabelecidos de sucesso, exigência da sociedade e familiares que influenciam nossas decisões. Portanto, reconhecer o que é seu e o que é do outro (sociedade, familiares, amigos, vizinhos etc) será imprescindível para continuar na busca da realização dos seus objetivos e sonhos tornarem-se realidade. Só através do autoconhecimento este processo será mais suave e mais assertivo, entendendo que é um processo constante de questionamento, autoavaliação e revisão de suas características com o compromisso de busca contínua de desenvolvimento pessoal e profissional.
Enfim, seu propósito de vida fará sentido para você e terá grande chance de ser reconhecido pelos outros pelo seu crescimento, transformação e realizações. Ao mergulhar mais profundamente em si mesmo, terá maior domínio pessoal, equilíbrio e maior chance de sucesso em realizar seu projeto de vida.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dois homens morrem após atropelamentos em rodovias de Sorocaba

Número de mortos chega a oito em protestos pró-Morales na Bolívia

Guarda Civil Municipal recupera moto no Residencial Carandá

Inauguração do Centro de Treinamento Cão-Guia

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 125 milhões no próximo sorteio

Sorocaba realiza diversos eventos alusivos ao ‘Dia da Consciência Negra’