Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Em 40 dias, Sorocaba registra 190 casos confirmados de dengue

Agência Sorocaba
Postado em: 10/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Um novo Boletim Epidemiológico foi divulgado pela Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba nesta segunda-feira (10). O documento emitido e elaborado pela Vigilância em Saúde do município, traz dados referentes aos casos de arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). De acordo com a SES, Sorocaba registrou 190 casos confirmados de dengue (140 autóctones, 47 importados e 3 indeterminados), 5 de chikungunya (3 autóctones e 2 importados). Não há casos de febre amarela e zika. No Boletim anterior, havia 104 casos confirmados de dengue.

Os bairros com maior ocorrência de casos são os localizados nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo, Simus, São Bento e Angélica. No entanto, todas as áreas do município apresentaram casos positivos de dengue em 2020.

Após anunciar, em coletiva de imprensa, que a cidade está em estado de epidemia, no dia 3 de fevereiro, a Prefeitura de Sorocaba realizou o ‘Dia D’ de combate à dengue neste sábado (8). Segundo a SES, a justificativa dada para o momento epidêmico se dá pela curva de tendência, a partir do número de casos da doença em série histórica de 2009 até 2019, sendo excluídos os anos epidêmicos. Nas quatro últimas semanas, o órgão observou que a curva dos casos de 2020 estava acima do limite superior da curva de tendência. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, quando a curva ultrapassa o limite superior de casos por quatro semanas consecutivas, considera-se momento epidêmico.

Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a participação da população é essencial para combater o mosquito. “O Poder Público não poupa esforços para eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Estamos trabalhando de segunda a sábado e contratamos um terceiro caminhão para realizar o “arrastão” de objetos que acumulam água. Precisamos que as pessoas se conscientizem sobre a importância de eliminar o vetor desta doença”, alerta.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após acidente de trabalho, metalúrgico tem perna amputada em Sorocaba

Jair Bolsonaro, 38º presidente do país, assume a Presidência da República

Dono da Localiza é escolhido secretário de privatizações do governo Bolsonaro

Saiba como se proteger de ataque hacker

Guedes pede desculpa por fala sobre domésticas

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira de morte