Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

“Dia Mundial da Limpeza” terá mutirões em duas áreas públicas de Sorocaba

Postado em: 09/09/2019

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba convida a população para participar, no dia 21 de setembro, a partir das 8h30, de mutirões de limpeza em dois espaços públicos da cidade: às margens do rio Sorocaba, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas; e na área ao lado da E.E. “Prof. Rafael Orsi”, na região do Piazza Di Roma.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação visa comemorar o Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro 157 países estarão mobilizados na ação. Em Sorocaba, o objetivo da Sema é reunir voluntários para os mutirões, como associações, escolas, entre outros segmentos da sociedade civil, para sensibilizar a sociedade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O lixo depositado irregularmente em ruas, praças e calçadas acaba sendo arrastado pelas chuvas até os rios e causam grande impacto na biodiversidade local e global. Esse material carregado pelos rios chega aos mares, onde ficam acumulados. Além disso, há o impacto direto na qualidade de vida de todos os habitantes do entorno dos rios. Os voluntários que participarem do mutirão às margens do rio, vão percorrer a pé um trecho entre a Praça da Biodiversidade até o Parque das Águas, mais precisamente no final da rua Arthur Bernardes, recolhendo todos os resíduos que encontrarem.

Já o mutirão de limpeza da área pública na região do Piazza Di Roma atenderá a uma solicitação feita pela Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências ao secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, em reunião realizada em agosto deste ano. A área, que futuramente ganhará o Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti”, numa área de 380 mil metros quadrados com uma grande diversidade de fauna e flora, além de nascentes, está recebendo depósito irregular de entulho. Além da limpeza do local, a ideia do mutirão é envolver a comunidade nessa questão através da Educação Ambiental, para despertar na população o sentimento de pertencimento dessa área de preservação permanente (APP).
Como participar

Instituições, empresas, associações e escolas que queiram participar do Dia Mundial da Limpeza devem entrar em contato com a secretaria pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br até o dia 19 de setembro. Já as pessoas que desejam participar, mas não estão inseridas em grupos grandes, podem ir diretamente a um dos locais para participar do mutirão. Importante que as pessoas levem luvas para a ação por questão de segurança.

A Praça da Biodiversidade está localizada às margens do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia. Já a área pública fica na rua Orsini Diniz Camargo, na altura do número 165, ao lado da escola estadual, no Júlio de Mesquita Filho.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia prende acusado de matar crianças de 3 e 8 anos por ciúmes

Projeto de Iara revoga substituições no Conselho Municipal de Educação

Senado pode votar proibição de prisão administrativa a PMs e bombeiros

Feira em Votorantim traz novidades do setor de casamentos e debutantes

Câmara dos Deputados Federais aprova aumento de punição e pena para quem ferir cães e gatos

Receita paga nesta segunda restituições do 2º lote do Imposto de Renda