Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia dos Motoristas - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 25/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Todos os dias do ano em todo o mundo milhões de motoristas cumprem a sua missão de dirigir algum veículo. Seja no taxi ou no ônibus que leva o trabalhador ao seu serviço e lazer, como também os caminhões levando e trazendo os alimentos à nossa sobrevivência.

 

Impossível imaginar como seria o mundo sem transportes e evidentemente sem àqueles que estão na direção, com freios e aceleradores esperando seus pés a todo instante. No dia 25 de julho é comemorado um dos santos católicos mais louvados em qualquer parte dos países cristãos. São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes, peregrinos e dos motoristas.

 

Considerado o padroeiro dos caminhoneiros, São Cristóvão é também lembrado no seu dia pelo motivo de ser o Dia dos Motoristas. Todos nós, leitores deste artigo, dirige algum veículo ou conhece algum motorista profissional.

 

Meu irmão Ernesto é motorista de caminhão em construtora de Campinas. Simbolizando os motoristas que eu conheço, destaco o Ademar Barros - “Toninho”. Casado em 15 de agosto de 1992 com a Valéria e pai da Evelin, Fernanda e avô do Luigi, morador do Júlio de Mesquita, em Sorocaba, Toninho é um exemplo de ser humano como marido e pai. Com o seu trabalho em caminhões viajando pelas estradas brasileiras conquistou a amizade e admiração dos seus companheiros caminhoneiros.

 

Desde os seus tempo de juventude, após concluir a sua habilitação para transportes pesadosassumiu essa missão de vida com muito orgulho. Dias e noites em estradas, comprometimento com suas cargas até a entrega ao destino, com retidão em seus negócios,testemunhou o real valor da conquista da sua transportadora, casa e da educação das filhas.

 

Convivo com o Toninho e sua família há décadas. A Valéria e as filhas desde que nasceram. O Toninho quando começou a namorar a Valéria. São sobrinhos do coração que fazem o melhor bolo de fubá que gosto de saborear com café.

 

Conta a lenda do Cristóvão, cujo nome significa “o que leva Cristo” era filho de um rei pagão. Cristóvão passava seus dias ajudando pessoas a atravessarem um rio considerado perigoso.

 

Os relatos históricos citam que um determinado dia o Cristóvão ajudou uma criança a atravessar o rio, sentindo o seu peso aumentar conforme seguia adiante. Era como o peso do mundo estivesse em seus ombros.

 

Em revelação, a criança era o próprio Cristo sendo carregado. Foi daí que o significado de Cristóvão é “o que carrega Cristo”. Cristóvão foi decapitado.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no Ipa Online e no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.blogvanderleitesta.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado aprova socorro aos estados e municípios de R$ 120 bilhões com congelamento de salários

Trump bloqueia acesso da equipe de Biden a dados e recursos para iniciar transição

Sorocaba desconhecia “garimpo” na fábrica de baterias abandonada

Deputados aliados de Bolsonaro em SP propõem medidas na contramão do liberalismo

Filho agride mãe que negou dar dinheiro para comprar drogas em Itapetininga; criminoso foi preso

Abertura da Feira da Barganha depende de acordo entre Prefeitura e Associação