Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Dia D contra o sarampo imuniza 436 pessoas em Sorocaba; Prefeitura considera número pequeno

Postado em: 19/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (19), até as 16h30, durante o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, 436 pessoas foram imunizadas na cidade, com predomínio da aplicação em adultos. Este número registrado foi abaixo do esperado pela supervisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde (SES), da Prefeitura de Sorocaba. O balanço final será divulgado na próxima segunda-feira (21).

Conforme a Supervisora de Imunização da Vigilância Epidemiológica da SES, Ane Caroline Pontes Gomes, compareceram às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 2.282 pessoas, entre elas crianças. A maioria, porém, já havia sido imunizada anteriormente.

A vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos, segue até o próximo dia 25. Já entre os dias 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação para adultos jovens de 20 a 29 anos, também não vacinados.

Vale ressaltar que em 30 de novembro será realizado novamente o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, desta vez com foco em adultos jovens.  A atual cobertura de imunização contra o sarampo na cidade é de 90,37%.

A principal medida para evitar a introdução e transmissão do vírus do sarampo é a vacinação da população suscetível, aliada a um sistema de vigilância de qualidade e suficientemente sensível para detecção oportuna de qualquer caso suspeito de sarampo.

Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das unidades de saúde, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/.

Número de casos

A Vigilância Epidemiológica Municipal de Sorocaba identificou até o momento 45 casos de sarampo na cidade. O primeiro foi confirmado em maio de 2019. Dentre os confirmados, 26 (57,7%) casos são do sexo masculino e o maior número de casos é na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos os casos foram confirmados por exame laboratorial. Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, com maior coeficiente de incidência na regional Leste e Oeste.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Maduro anuncia fechamento da fronteira com o Brasil a partir das 20h

Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep

Projeto que criminaliza homofobia avança no Senado antes de voto no STF

Ministra do STF nega recurso ao casal Nardoni para redução de pena

Campanha contra a Tuberculose inicia na segunda-feira em Sorocaba

Bolsonaro entrega 4,1 mil moradias populares na Paraíba; empreendimento beneficiará 16 mil pessoas