Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Denatran aceita registro de motorista diferente do dono do carro

Postado em: 18/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Proprietários de veículos já podem registrar no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) qual motorista costuma conduzir seus veículos.

A indicação do principal condutor é prevista na Lei nº 13.495/2017. Só é possível o cadastro de condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e com categoria compatível ao veículo. Confirmado o aceite, o nome do condutor fica inscrito no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Para registrar o principal condutor do veículo, o proprietário deve fazer login no Portal de Serviços do Denatran, fornecer o CPF e o número da CNH do motorista principal. Este receberá e-mail para concordar com o procedimento. Ao confirmar, deve informar o código de segurança da CNH.

Conforme nota do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolveu a funcionalidade, “infrações como excesso de velocidade ou estacionamento em local proibido ficam sobre responsabilidade do principal condutor. Já multas relativas à situação do veículo, como licenciamento vencido e falta de equipamentos obrigatórios, continuam sob responsabilidade do proprietário”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operação da Polícia Militar com o Gaeco prende 10 pessoas e apreende drogas na região de Sorocaba

Cabos eleitorais tinham material de Lula em campanha de rua

“MIB: Homens de Preto – Internacional” estreia buscando renovação da franquia

Deputados fazem ofensiva para tentar encurralar Moro em audiência na Câmara

Grupo Abril diz que irá recorrer de decisão que manda reintegrar demitidos

Bolsonaro diz que quer aplicar parte do fundo da Lava-Jato em educação