Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

DDM atende seis casos de violência doméstica no primeiro plantão noturno

Postado em: 31/01/2019

Compartilhe esta notícia:

Alana Damasceno

A Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba atendeu a seis ocorrências no primeiro dia de funcionamento 24 horas. Durante o plantão noturno de quarta para quinta-feira, foram registrados seis casos de violência doméstica e um descumprimento de medida protetiva no qual o ex-marido foi preso.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Emanuela Barros, reforçou a luta do órgão quanto à conquista da DDM 24 horas. “Isso mostra quanto era necessário esse atendimento”, disse.

Segundo ela relatou ao Ipa Online, a maioria dos casos registrados na primeira noite de plantão foram, em sua maioria, casos de violência cometidos por ex-maridos ou companheiros que não aceitam o término da relação. “Em um dos casos, inclusive, um ex-marido que já tinha uma medida protetiva de afastamento da mulher, descumpriu a medida e acabou preso”, informou a presidente.

“Isso mostra duas coisas: que a abertura da DDM 24 horas era mais que necessária, por isso nossa luta para fazer isso se tornar realidade. E a outra, que a violência contra a mulher tem raízes no machismo e na cultura da violência. E possui índices alarmantes. Portanto, uma necessário uma política efetiva do Estado para coibir a violência de gênero. Mal que atinge toda nossa sociedade”, frisou Emanuela.

Botão do Pânico atendido pela GCM e DDM

Segundo a Guarda Civil Municipal, por volta da 23h30, através do Grupo Tático com Apoio de Motocicletas (GTAM) a GCM deteve um ex-marido que tem medida protetiva em seu desfavor. A equipe foi acionada pelo Centro de Operações e Inteligência – COI para atender o acionamento do Botão do Pânico situado em um condomínio na Zona Norte da cidade.

Os guardas conseguiram deter R.T.N. 35 anos em frente ao Bloco que a assistida reside, na abordagem nada de ilícito foi localizado, sendo o ex-marido detido por descumprimento da medida protetiva judicial.

A vitima, relatou que o ex-marido ameaçou fugir com os filhos, caso ela acionasse o Botão do Pânico e também ameaçou dizem que se ele fosse preso, saindo da cadeia ia mata-la. Nesse momento ela acionou o Botão do Pânico, ao qual resultou na prisão.

O indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Defesa da Mulher – DDM para elaboração do boletim de ocorrência, onde foi autuado em flagrante delito por descumprimento da medida protetiva judicial, ficando a disposição da justiça.

Doria em Sorocaba

O governador João Doria veio a Sorocaba, nesta quarta-feira (30), para inaugurar o atendimento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A cidade é a primeira a possuir esse sistema de atendimento. A cerimônia também contou com a participação do secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

A unidade passa a ter o funcionamento durante o dia inteiro. Atualmente, a DDM da região funciona em um imóvel locado pelo Governo do Estado, na rua Caracas, no Campolim. Para atendimento 24 horas por dia, além do efetivo lotado, haverá o reforço de oito policiais, que serão realocadas de outros espaços.

width=1024

Produtividade

No ano passado, a DDM de Sorocaba registrou 3.228 boletins de ocorrência. No mesmo período, foram instaurados 834 inquéritos policiais, expedidas 535 medidas protetivas e realizadas 194 prisões, sendo 119 pela lei Maria da Penha.

Durante a terceira reunião do secretariado, o governador João Doria reafirmou o compromisso da abertura de 40 Delegacias de Defesa da Mulher por 24 horas em sua gestão.

Além da DDM de Sorocaba, a ampliação do atendimento ininterrupto em unidades da região de Santos e da zona norte da capital paulista também está prevista para o próximo mês. A escolha das unidades é feita a partir de estudos e planejamento estratégico.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputados se unem na Assembleia de São Paulo para revisar gastos de Doria durante a pandemia

Após ordem do STF, Senado cria CPI da Covid para investigar gestão Bolsonaro e verba a estados

Secretaria da Fazenda de Sorocaba libera último lote de carnês de IPTU na segunda-feira

Leituristas fotografarão fachadas dos imóveis para atualizar cadastro do Saae

Sobe para 121 número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

Guarda Civil Municipal realiza sonho de Natal de criança de 6 anos