Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Datafolha: João Doria tem 53% e Márcio França, 47% dos votos válidos em SP

Postado em: 18/10/2018

Compartilhe esta notícia:

José Marques, FOLHAPRESS

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, lidera as intenções de votos na primeira pesquisa Datafolha sobre a disputa ao estado no segundo turno.

O tucano tem 53% dos votos válidos (conta que desconsidera nulos, brancos e indecisos) contra 47% do governador Márcio França (PSB), que disputa a reeleição.

No levantamento, feito nesta quarta (17) e quinta (18), foram ouvidas 2.356 pessoas em 73 municípios.

Se considerados os votos totais, Doria tem 44% e França, 40%. Ainda há 9% que pretendem votar em branco ou nulo e 7% que estão indecisos. Há uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos do total da amostra.

Ex-prefeito de São Paulo, Doria teve 31,7% dos votos válidos no primeiro turno contra 21,5% de França.

O pessebista, que esteve em terceiro lugar nas pesquisas durante a maior parte da campanha eleitoral, conseguiu crescer e ultrapassar o emedebista Paulo Skaf, que acabou eliminado com uma diferença de menos de meio ponto percentual em relação a França.

Um dos motivos dessa ultrapassagem pode ser explicado porque, segundo o novo Datafolha, um quinto dos eleitores (21%) que foram votar no primeiro turno declararam que decidiram o voto para governador no fim de semana da eleição.

Doria, que foi eleito à Prefeitura de São Paulo em 2016 e deixou o cargo para concorrer ao governo este ano, é mais bem votado no interior -se considerados apenas esses municípios, venceria por 60% a 40% dos votos válidos.

Mas ele perderia se considerados somente a capital (60% a 40% dos votos válidos para França) e a capital e região metropolitana (56% a 44% também em favor do governador).
Estrategicamente, Doria tem tentado colar a sua imagem no candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e nacionalizar a disputa. Isso se justifica pelos números: 72% dos eleitores do capitão reformado em São Paulo votam em Doria.

França, que afirma que não irá votar no PT, tem atraído a grande maioria do eleitorado do petista Fernando Haddad (80% vota nele).

Apesar de Skaf atualmente apoiar França, a maioria das pessoas que dizem ter votado nele no primeiro turno prefere Doria: 54% contra 46%.

A pesquisa Datafolha está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-06938/2018 e foi contratada pela Folha de S.Paulo e TV Globo. O nível de confiança, que é a chance de retratar a realidade, é de 95%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve de motoristas em Sorocaba está mantida para esta tarde de quinta, informa sindicato

Análise: Reforma administrativa deixa ‘supersalários’ de fora e escancara falta de coragem do governo

Custo do voto em mulheres sobe e liga alerta contra fraude na cota de negros

Marinho Marte recebe como secretário apesar de denúncia de “mensalinho”

Vereador Luis Santos testa positivo para Covid-19 e seu quadro é estável

Ao anunciar demissão, Moro dispara: Bolsonaro quer usar a PF a seu bel-prazer