Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Crespo decreta tombamento do Palácio dos Tropeiros e do teatro municipal

Postado em: 30/08/2018

Compartilhe esta notícia:

O Palácio dos Tropeiros e o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV) tornaram-se patrimônios históricos de Sorocaba. Ambos têm projeto do arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e estão localizados no Alto da Boa Vista. O decreto municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018, foi assinado pelo prefeito José Crespo na manhã desta quarta-feira (29) e será publicado no Jornal do Município.

O objetivo do tombamento é garantir a preservação desses locais de grande valor histórico para o município e a preservação da identidade e memória cultural da população. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o tombamento em caráter definitivo, com Grau de Preservação 1, determina que a preservação da edificação seja integral, internamente e externamente.

O tombamento dos prédios foi proposto pela Resolução nº 387, de 8 de agosto de 2018, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), devido às suas características arquitetônicas, com estilo brutalista que privilegia a verdade estrutural da edificação e caracterizado pelo concreto armado, e também por ser um ponto turístico da cidade, referência aos sorocabanos.

Sobre o Palácio dos Tropeiros

O Palácio dos Tropeiros foi concebido pelo arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete e idealizado pelo então prefeito José Theodoro Mendes. O traçado para esta obra foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do Município. A obra teve início em fins de 1978 e foi concluída e inaugurada em 15 de junho de 1981, com a presença do então Senador André Franco Montoro, e de um público estimado de duas mil pessoas.

Construído em concreto e vidro, o prédio possui seis andares com um elevador panorâmico e é ponto turístico da cidade. No sexto andar fica o gabinete do Prefeito. Sua área de lazer é cercada por um lago artificial habitado por peixes e pássaros. Possui um jardim com gramado, flores e muito arborizado, além dm parque infantil e uma pista de caminhada.

Sobre o TMTV

O TMTV foi inaugurado em 29 de janeiro de 1983 e atualmente conta com uma sala de espetáculos em estilo convencional para mais de 400 pessoas, além de 5 camarins individuais e 2 coletivos, cerca de 10 salas de ensaio e espaços especialmente criados para montagens de cenários e iluminação.

A área de construção é de 4500m2, na qual foram usados cerca de 3000m3 de concreto e 208 mil quilogramas de aço, tendo sido escavados cerca de 5000m3 de rocha. A edificação ainda conta com um Teatro de Arena, em sua área externa, o qual está submerso a cinco metros abaixo do lago que circunda o complexo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dupla sobe em árvore e usa faca de pão para roubar fio de telefone 

Eloy não prestará depoimento à comissão que investiga suposto crime de Crespo

Folha de S.Paulo: Suspeito de esfaquear Jair Bolsonaro foi filiado ao PSOL

Homem é atingido com pedaço de pau durante roubo no Centro

Sorocaba realiza terceiro dia “D” de vacinação contra pólio e sarampo

Petrobras faz novo corte no preço da gasolina, mas estoque alto atrasa chegada aos postos