Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Coreias entram em acordo por candidatura conjunta para Olimpíada de 2032

Postado em: 19/09/2018

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte entraram em acordo por uma candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032. O acerto foi comunicado pelos dois países nesta quarta-feira (19), após encontro em Pyongyang entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

Ainda segundo o comunicado emitido pelas Coreias, ambos os países concordaram também em participar de competições internacionais sob a mesma bandeira, com planos já para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Há uma semana, o ministro dos esportes sul-coreano, Do Jong-hwan, havia anunciado a ideia de uma candidatura conjunta. Ele aproveitou o encontro desta quarta para oficializar a oferta à Coreia do Norte.

“Quero fazer esta proposta ao Norte pela paz. Seul e Pyongyang sediarão os Jogos juntos”, disse o ministro na ocasião.

Na última Olimpíada de Inverno, no início deste ano, as duas Coreias desfilaram juntas na cerimônia de abertura.

O ato serviu para simbolizar a aproximação entre os dois países, que acabaram se separando depois de um conflito armado entre junho de 1950 e julho de 1953. Tecnicamente os dois países ainda estão em guerra, porque um acordo de paz entre os países não foi assinado.

No passado, as duas Coreias consideraram a opção de organizar conjuntamente os Jogos Olímpicos de 1988 de Seul, mas as negociações não foram adiante, devido a divergências sobre a distribuição das provas.

Na ocasião, a Coreia do Norte decidiu liderar um boicote ao evento, que foi seguido por um pequeno grupo de países do então bloco socialista, entre eles Cuba.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carnê do IPTU com 4,3% de reajuste será distribuído a partir de fevereiro

Nativos, imigrantes e simbiontes digitais

Estado de São Paulo proíbe fornecimento de canudo de plástico

Gerentes do tráfico que abasteciam ‘biqueiras’ são presos com mais de 21 mil porções de drogas

Funcionário que participou de roubo de malote é preso e ‘dedura’ comparsas

PAT orienta população sobre página falsa nas redes sociais