Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Consulta pública on-line quer saber o que a população espera da arborização urbana em Sorocaba

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 20/07/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), dá início nesta segunda-feira (20) a uma consulta pública on-line para descobrir os anseios da população a respeito da arborização urbana. Qualquer cidadão pode contribuir respondendo um questionário disponível no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. O prazo termina no dia 14 de agosto.

 

A ação de gestão participativa visa diagnosticar em aspectos gerais as percepções e interesses da população quanto à arborização urbana em nossa cidade. “Querermos descobrir qual a opinião dos sorocabanos sobre essa temática e, com base nas respostas, vamos planejar as ações de educação ambiental contempladas no Plano Municipal de Arborização Urbana (2009 – 2020), que está passando por revisão”, explica o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

 

O Plano de Arborização Urbana de Sorocaba vem guiando nos últimos 12 anos o trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, com políticas públicas de arborização em áreas verdes, parques, vias e prédios municipais. “Um dado relevante é que houve um aumento significativo da arborização urbana nesses últimos 12 anos. Mas queremos avançar ainda mais e contamos com a ajuda da população para desenvolvermos um trabalho educativo ainda mais efetivo para sensibilizar as pessoas da importância de se ter uma cidade arborizada”, enfatiza o secretário.

 

De acordo com o plano, a meta era de alcançar 20% da área urbana com projeção de copa arbórea. Em 2012, o índice da cidade era de 16,35%. Neste momento, conforme levantamento realizado, o município conta hoje com 25,69% da projeção de copa em meio urbano. “Ou seja, ultrapassamos a meta estabelecida e isso é graças ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos”, completa Maurício Tavares da Mota.

 

A presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população.

 

Entre as perguntas elaboradas pela equipe de Educação Ambiental, com apoio dos técnicos da Sema, para o questionário da consulta pública estão: se existe algum motivo que impeça o cidadão de ter uma árvore plantada na calçada em frente à sua residência; quais os benefícios da arborização urbana para a cidade; e qual bairro sugere para ações de plantio de árvores.

 

O atual Plano Municipal de Arborização Urbana pode ser conferido no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/plano-de-arborizacao-urbana-de-sorocaba/.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM detém dono de ferro velho por receptação de objetos furtados de escola

Mais de 250 detentos que fugiram do CPP de Porto Feliz são recapturados, informa governo estadual

Anatel acata decisão judicial e vai retirar sigilo de ligações a partir de 2021

Celular e outras máquinas do dia a dia podem propagar Coronavírus; conheça medidas de limpeza

Vereadora aciona MP devido à construção da guarita da GCM em frente à catedral

Suspeito de participar de furto a caixa eletrônico é flagrado com maçarico e pé de cabra