Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Conselho Municipal de Política Cultural escolhe seus novos membros em Sorocaba

Postado em: 15/09/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

O auditório do MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) ficou lotado na noite de quinta-feira (13) para a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural.

Os eleitos foram:

Música – Tereza Cristina Braga de Oliveira (Tetê Braga) como titular e Grace Laine Pincerato Carreira Dini como suplente pela entidade “Coletivo Mostra de Arte de Mulheres de Sorocaba”

Profissionais e Produtores Culturais – Rodrigo Cintra Marins como titular e André Augusto Vieira Moraes como suplente pela entidade “Barracão da Vó”.

Associações, Coletivos e Corporativos – Ricardo Francisco Oliveira Devito como titular e Marina Simas Esteves (Nanaia Simas) como suplente pela entidade “Núcleo de pesquisa Teatral Mistura de Gente”.

Artes Cênicas – Mario Rafael Pérsico como titular e Marcos Felipe Alcântara Sanson como suplente pela entidade “Cia Clássica de Repertório”.

Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais – Cleiner Miceno como titular e Claudemir Theodoro (Santiago) como suplente pela entidade “Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo”.

Disputa acirrada

Para quem considera que os eleitos foram por aclamação, fica o exemplo no caso da Música, onde as eleitas tiveram 88 votos enquanto a Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural) ficou com 60.

Essa vitória, pode ser creditada pela argumentação de Tetê Braga e Grace Lane momentos antes da votação: Pretendemos fortalecer o papel do Conselho e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura. Como integrantes do Conselho, auxiliaremos a Secretaria da Cultura na construção de uma agenda que proporcione o desenvolvimento da produção musical da cidade como, por exemplo, a promoção da música autoral e a descentralização da formação cultural. Entendemos que o Conselho tem um papel importante no acompanhamento das licitações, de modo a assegurar a lisura dos certames e a defesa dos interesses dos artistas e da sociedade.

O que faz

O Conselho Municipal de Política Cultural, criado pela lei municipal 10.810, de 07/05/2014, é um órgão colegiado, de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo, normativo e vinculado à Secretaria da Cultura. Entre suas funções, o Conselho tem a função de contribuir com a formulação e o acompanhamento das políticas culturais e colabora com a organização do plano – orientado pelas diretrizes estabelecidas na Conferência da Cultura – e aprova a sua forma final.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com chuvas perto do triplo da média, Minas Gerais tem 53 mortos em cinco dias

Uber não identificou viagem em região que advogada estuprada foi encontrada

Procon móvel estará em três locais na próxima semana

Empresas do transporte urbano de Sorocaba pagam adiantamento salarial e trabalhadores encerram protesto

Suspeito de integrar facção criminosa é preso na região central de Sorocaba

Contribuintes têm até o final desta semana para quitar débitos municipais pelo PPDM