Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Confira o ranking de cursos mais procurados no Conservatório de Tatuí

Postado em: 04/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Musicalização Infantil, Teatro e Piano lideram o ranking de cursos mais procurados neste ano no processo seletivo de novos alunos realizado pelo Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O número de candidatos inscritos está perto de 3 mil e cresceu cerca de 65% em relação à seleção realizada em 2019, no mesmo período, o que resulta também em aumento da concorrência: há cursos em que a disputa chega a 28 candidatos por vaga.

No topo do ranking das habilitações mais procuradas aparecem os cursos de Musicalização Infantil, oferecidos para crianças de 4, 5 e 6 anos. São 401 inscritos para um total de 92 vagas disponíveis em diversos níveis e horários. A seleção, nesse caso, será feita por sorteio, agendado para a próxima quarta-feira (5).

Logo em seguida aparecem os cursos de Teatro (Juvenil, Adulto e Aperfeiçoamento), que somam 335 inscritos para 80 vagas. Os candidatos serão selecionados por meio de testes, entrevistas e jogos teatrais compatíveis com o nível técnico exigido por cada modalidade.

Em terceiro lugar aparecem os cursos de Piano Clássico e Piano Popular, que totalizam 279 inscritos na disputa por 23 vagas. Logo depois vêm os cursos de Canto Lírico e Canto Popular, com 238 inscritos para 13 vagas disponíveis. Em quinto lugar vem Musicalização para Educadores, com 185 inscritos para 50 vagas. Violino, Violão, Guitarra, Bateria e Regência completam a lista dos “dez mais”.

Desafio

Na relação de candidatos por vaga, os cursos da área de MPB/Jazz têm destaque no ranking dos mais disputados, com seis habilitações entre as “dez mais”. Em todo o processo, o curso que apresenta maior desafio para os interessados é o de Baixo Elétrico MPB/Jazz, com 28 candidatos/vaga.

O curso de Bateria MPB/Jazz ocupa a terceira posição, com 25 candidatos/vaga e, na sequência aparece Saxofone MPB/Jazz, com 18 candidatos/vaga. Ainda da Área de Música Popular, o ranking traz Guitarra (6º lugar: 16,4 candidatos/vaga), Violão (7º lugar: 15,75 candidatos/vaga) e Canto Popular (10º lugar: 13,75 candidatos/vaga)

Na área de Música Erudita, o campeão em concorrência é o curso de Canto Lírico, que aparece no segundo lugar entre os mais disputados, com 25,6 candidatos/vaga. Flauta Transversal fica em quinto lugar, com 17,5 candidatos/vaga. A oitava posição ficou com o curso de Trompete (15 candidatos/vaga) e Piano Clássico aparece em seguida, com 13,82 candidatos/vaga.

Tradição

Para o diretor-executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Júnior, a alta concorrência atesta a importância da entidade no cenário cultural. “É uma instituição com 65 anos de tradição na formação de músicos, atores e luthiers, referência no Brasil e no exterior pela excelência do ensino que é oferecido gratuitamente à população. Nosso empenho diário é garantir recursos para oferecer um número cada vez maior de vagas e levar essa formação profissional de qualidade a um número cada vez maior de crianças e jovens adultos”, salienta.

O gestor destaca que, desde que assumiu a administração da escola, em 2018, a Abaçaí Cultura e Arte tem adotado diversas medidas para facilitar o acesso de novos alunos à instituição. “Uma delas foi extinguir a taxa de inscrição. Hoje, para participar do processo seletivo, o candidato só precisa acessar o site e preencher a ficha de inscrição. Também mudamos alguns procedimentos da seleção, para otimizar a participação dos candidatos. Claro que existe um prazo para efetuar a inscrição e que cada curso tem seus pré-requisitos, como está descrito nos regulamentos. Mas queremos garantir que essa oportunidade alcance proporções cada vez maiores”, explica.

A fase de testes, entrevistas e sorteios para os candidatos inscritos será realizada de 3 a 10 de fevereiro, conforme o calendário divulgado no site do Conservatório. Os resultados e as convocações para matrícula devem ser anunciados a partir de 10 de fevereiro.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Médium João de Deus é investigado sob suspeita de venda de pedras falsas

Criança é lançada por janela após explosão em apartamento

Mutirão BOS do Diabetes atende cerca de 700 pacientes

Motoristas pegam trânsito congestionado na descida para o litoral paulista na noite de quinta-feira

Pedido de Lula para anular condenação entra na pauta desta terça de turma do STF

Prefeitura: Sorocaba tem o 25º melhor desenvolvimento social do país