Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Concurso da Educação vai reunir quase 12 mil candidatos a PEB I neste domingo

Arquivo
Postado em: 08/10/2020

Compartilhe esta notícia:

A Fundação Vunesp dará continuidade neste domingo (11) ao cronograma dos concursos públicos da Prefeitura de Sorocaba para o preenchimento de 103 vagas de magistério e de suportes pedagógico e administrativo na Secretaria da Educação (Sedu). Às 12h, começam os procedimentos para aplicação das provas objetivas aos 11.802 candidatos aos cargos de Professor de Educação Básica I (PEB I), que irão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental (do 1.º ao 5.º ano).

Os candidatos foram distribuídos entre 51 unidades escolares, observando-se as medidas de distanciamento e procedimentos sanitários obrigatórios em prevenção à Covid-19. Os critérios respeitaram o limite de 30% da capacidade total das salas de aula, implicando assim no distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras a serem usadas na aplicação das provas.

A convocação dos inscritos observou horários em intervalos, a fim de evitar aglomeração nas entradas dos portões e nos pátios. Por esta razão, os participantes devem se atentar ao horário estabelecido para a apresentação e, após a identificação junto aos fiscais, dirigirem-se diretamente às respectivas salas.

Conforme editais publicados no Jornal Município de Sorocaba, no último dia 24 de setembro, e disponíveis no site vunesp.com.br, cada candidato deverá levar os seguintes itens de uso pessoal exclusivo: máscaras de proteção respiratória (inclusive, para troca); álcool em gel 70%; garrafa ou utensílio para acondicionamento de água; documento de identificação oficial com foto; e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.

Orientações principais

A Secretaria de Recursos Humanos (Serh) publicou a convocação no Jornal Município de Sorocaba do último dia 24 de setembro, também acessível pelo site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato”). Os participantes devem identificar, com a maior antecedência possível, suas respectivas informações: nome; unidade escolar; bloco; sala de aula; horário de comparecimento e data de realização da prova.

Para aumentar a segurança do público, a convocação observou intervalos para a entrada nas escolas; um grupo terá acesso liberado às 12h e outro às 12h30, com o fechamento dos portões, impreterivelmente, às 13h. A duração máxima da aplicação da prova é de 3 horas e 30 minutos e o tempo mínimo para permanência do participante em sala de aula é de 60 minutos após o início.

Gabarito e recursos

A Vunesp e a Prefeitura publicarão o gabarito da prova objetiva para o cargo de PEB II na próxima quarta-feira (14) e o prazo para interposição de recurso ocorrerá na quinta e sexta-feira (15 e 16), diretamente no site vunesp.com.br (no menu “Área do Candidato” e acesso ao link “Recursos”).

As demais provas estão programadas para os dias: 18 de outubro (Supervisor de Ensino e Vice-Diretor de Escola); 25 de outubro (Diretor de Escola) e 1 de novembro (Orientador Pedagógico); 8 de novembro (Auxiliar de Educação) e 6 de dezembro (Inspetor de Alunos e Secretário de Escola).

As publicações oficiais dos concursos e mais informações estão disponíveis pelo site vunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3874-6300 – com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados com o calor

Com o aumento da temperatura, podendo ultrapassar os 40ºC, a médica da Secretaria da Saúde (SES), Tatchia Garcia, ressalta a importância e o cuidado com a hidratação, já que a perda de liquido e sais minerais são maiores no calor.

Segundo a médica, a mais fácil e eficaz maneira de garantir uma boa hidratação é a ingestão de água. Além disso, o consumo de frutas, que são alimentos de fácil digestão, cumpre muito bem o mesmo papel.

Antes de realizar uma prova onde os fatores emocionais e de ambiente estão exacerbados, é fundamental garantir uma dieta mais leve para se evitar problemas digestivos ou outros tipos de mal-estar. Uma forma de contornar essa situação é consumir alimentos como saladas, legumes e carnes magras. Cuidado com alimentos que possuem altas calorias e de difícil digestão.

Durante a prova, se necessário, consuma barras de cereais que têm uma quantidade de açúcar que pode ajudar na fome sem interferir ainda mais na temperatura corporal. Pequenas doses de carboidratos também são bem vindas e a água de coco ou isotônico podem oferecer melhor sensação de refrescância.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Está morto’, diz Guedes sobre imposto nos moldes da CPMF

Rodízio no abastecimento de água tratada completa segunda semana nesta 4ª feira

Apoiadores de Bolsonaro lotam Campolim para comemorar vitória do novo presidente

Crespo desmente existência do Gedai e diz que e-mails possuem “caráter republicano”

Homem é executado com tiro na cabeça em Brigadeiro Tobias

Vacina chinesa CoronaVac começa a ser testada no Hospital das Clínicas