Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Começam as inscrições para mais de 300 vagas em cursos gratuitos na Fundec

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 03/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Com a intenção de incentivar o desenvolvimento cultural da população, por meio da arte e da música, a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) abriu nesta segunda-feira (02), as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de mais de 300 vagas para cursos gratuitos em 2020. O edital com os regulamentos e informações está disponível no site da instituição e pode ser acessado pelo link: http://fundecsorocaba.com.br/pagina?s=listas. As inscrições serão feitas somente pela internet, pelo do site da Fundec, até o dia 20 de dezembro.

 

É necessário também efetuar o pagamento de R$ 10 referentes à taxa de inscrição de cada curso. O candidato que não puder arcar com o valor pode pedir isenção, por meio de uma declaração, que deve ser preenchida na sede da Fundec. Só serão aceitas inscrições de candidatos que morem na cidade de Sorocaba. As vagas serão preenchidas mediante sorteio a ser realizado no dia 29 de janeiro de 2020, no caso do curso de musicalização infantil, e por meio de teste de aptidão aos demais cursos.

 

Para os inscritos no curso de Musicalização infantil, o pagamento da taxa deve ser feito via depósito bancário na conta da Fundec no período de inscrição. Para os outros cursos, o pagamento deve ser feito em dinheiro, na recepção da Fundec, no dia do teste de aptidão. O não pagamento da taxa, impossibilitará o candidato de participar do teste.

 

Os candidatos que farão teste devem comparecer no dia com uma hora de antecedência, junto com a ficha de inscrição preenchida impressa e um documento original com foto. Os dias e horários serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2020, por meio de uma lista divulgada no site da Fundec, na página do facebook e na própria instituição.

 

Ao todo, são 9 cursos.

 

Curso

Número de vagas

Idade mínima para participar

Teatro Infanto_Juvenil

17

De 9 a 13 anos

Teatro Adulto

82

A partir de 14 anos

Violão Clássico

02

A partir de 12 anos

Percussão Sinfônica

02

A partir de 8 anos

Musicalização Infantil

150

De 7 a 11 anos

Coral Infanto-Juvenil

60

De 9 a 14 anos

Coral Adulto

20

A partir de 15 anos

Canto Lírico

01

A partir de 18 anos

Grupo Madrigal

06

A partir de 18 anos


Vagas para suplentes

 

Também há vagas para 11 cursos de instrumentos musicais aos candidatos suplentes. Os inscritos podem ser convidados, durante um ano, a efetuar a matrícula (caso tenha abertura de vaga).

 

Teste de Aptidão

 

Os candidatos a vaga nos cursos de teatro devem preparar uma cena ou improvisação de livre escolha de, no máximo, dois minutos. Os inscritos nos cursos de instrumentos musicais que já souberem tocar e tiverem o instrumento escolhido, podem levá-lo, com o intuito de apresentar uma peça de livre escolha previamente preparada. Já os candidatos a vaga nos corais, devem cantar um trecho de uma música popular brasileira também de livre escolha.

 

Os candidatos ao Grupo Madrigal, devem executar uma peça de livre escolha, podendo também ser solicitado a leitura ou solfejo. Os interessados na vaga devem possuir, como requisito prévio, conhecimento musical e experiência em canto coral.

 

O resultado dos testes será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2020.

 

Matrícula

 

As matrículas devem ser feitas mediante pagamento de uma taxa de R$ 20 e um requerimento assinado pelo candidato ou pelo responsável legal (caso seja menor de idade), acompanhado dos seguintes documentos: CPF ou RG (cópia); 2 fotos 3×4 recentes; comprovante de residência em Sorocaba em nome do candidato ou do responsável; comprovante de matrícula e frequência em escola de rede pública ou particular de ensino, quando menor de idade. O candidato que não apresentar os documentos perderá o direito a vaga.

 

As matrículas para o curso de Musicalização infantil devem ser feitas entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2020, na sede da Fundec. Já para os aprovados nos cursos de Instrumentos Musicais, Canto Lírico, Corais, Grupo Madrigal e Teatro, a matrícula deve ser efetuada entre os dias 02 e 04 de março de 2020, também na sede da Fundec.

 

As inscrições deverão ser feitas pelo link: http://fundecsorocaba.com.br/. Em caso de dúvidas, o contato é pelo telefone (15) 3233-2220 ou pessoalmente no endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro.

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem passa a mão no seio de jovem dentro de ônibus e acaba preso pela PM

Bolsonaro evolui bem após nova cirurgia, diz boletim médico

Procon Sorocaba divulga balanço final da Black Friday 2019

Motoristas do transporte coletivo entram em estado de greve por reajuste salarial

Sorocabanos vão às ruas neste domingo para apoiar ministro Moro e a Lava Jato

Polícia trata queda de menina como “acidente” e “abandono de incapaz”