Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Com onda de calor, Tietê pinta calçada de azul para reduzir sensação térmica

Postado em: 23/01/2019

Compartilhe esta notícia:

FOLHAPRESS

A Prefeitura de Tietê (123 km de São Paulo) começou a pintar calçadas e ruas da cidade de azul para diminuir a sensação de calor provocada pelas altas temperaturas registradas nos últimos dias.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, George Nicolosi, jura que uma área de 120 m2 pintada na calçada e no asfalto em frente ao prédio da secretaria foi capaz de reduzir a sensação térmica em até dez graus. Na segunda-feira (21), por exemplo, enquanto no asfalto sem pintura a temperatura era de 63,1ºC, na área pintada era de 57ºC.

Nicolosi disse que se baseou em pesquisas feitas com animais segundo as quais a cor azul é usada para melhorar o conforto térmico dos ambientes.

width=1044
Foto: Facebook/reprodução

“Pesquisas científicas já comprovaram que o azul não retém o calor”, diz ele.
O meteorologista do Inmet Marcelo Schneider, doutor em ciência ambiental, afirma que cores como o azul e o branco absorvem parte da radiação do sol, mas conseguem também refletir a luz. Já o preto absorve e aumenta a temperatura.

O secretário disse que a ideia da prefeitura é pintar locais com muita concentração de pessoas, como pontos de ônibus, escolas e postos de saúde. Segundo Nicolosi, o custo da pintura é de R$ 0,32 por metro quadrado.

width=1044
Foto: Facebook/reprodução

Capital paulista

Em São Paulo os próximos dias também seguem com temperaturas elevadas e as condições típicas de verão, com sol durante o dia e pancadas de chuva no final das tardes.

A quarta (23) terá predomínio de sol e muito calor. Os termômetros devem oscilar entre 22ºC e 33ºC. As chuvas continuam ocorrendo na forma de pancadas concentradas.

Já na quinta (23) a mínima sobe um grau, chegando a 23ºC. Já a máxima estará um pouco mais baixa do que o dia anterior, não ultrapassando os 32ºC.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líder indígena vai à Justiça contra Bolsonaro por racismo

PF faz buscas em apuração que liga filho de Lula à compra de sítio em Atibaia

Paço quer gastar mais de R$ 1,5 mi para gerenciar ‘crises de imagem’ de Crespo

Festa da Colônia Japonesa acontece neste fim de semana na região do Campolim

Polícia apreende caixas de marca de cigarro que possui venda proibida no Brasil

Manutenção da CPFL interrompe as operações da ETA Éden no sábado