Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Casos de sarampo em Sorocaba sobem para 45; doença está concentrada em duas regiões da cidade

Postado em: 15/10/2019

Compartilhe esta notícia:

O número de casos de sarampo em Sorocaba subiu de 40 para 45, de acordo com o recente boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde da prefeitura, divulgado nesta tarde de segunda-feira (14). 

Em 1º de outubro o balanço feito pela SES informava que haviam 40 casos da doença. No mais recente boletim, dentre os confirmados, 26 (57,7%) dos casos são do sexo masculino, com maior número de casos na faixa etária de 20 a 34 anos. Todos foram confirmados por exame laboratorial.

Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município, porém com maior incidência nas Zonas Leste e Oeste.

Vacinação contra sarampo

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina é a melhor forma de prevenção da doença, tendo sido estendida a vacinação contra sarampo para crianças a partir de 6 meses a 11 meses de idade, além das doses de rotina aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. 

Todos as pessoas de 1 a 29 anos devem ter comprovação de duas doses de vacina e indivíduos de 30 até a 59 anos, uma dose de vacina contra o sarampo. Pessoas acima de 60 anos não necessitam comprovação de vacinação, pois em geral tiveram contato com o vírus na infância, sendo consideradas imunes.

Até 25 de outubro ocorre a campanha nacional de vacinação com foco na proteção ao sarampo, destinada às crianças não vacinadas de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Haverá dia D, de mobilização nacional dia 19 de outubro.

No período de 18 de novembro a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Dia D de vacinação

O dia D, de mobilização nacional, será dia 30 de novembro. É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, manchas vermelhas no corpo, sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social, enquanto estiverem no período de transmissão (6 dias antes do exantema até 4 dias após). 

Dengue

Até o momento Sorocaba registra 1.055 casos confirmados de dengue, sendo 85,3% destes autóctones. Foi confirmado um óbito por dengue ocorrido em junho, sendo a paciente uma mulher de 54 anos de idade. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulher é agredida a golpes de facão pelo companheiro

Brasil tem 92 mortes por coronavírus; número de casos vai a 3.417

Uniten Sorocaba anuncia abertura de vagas para novos cursos através do Programa Via Rápida; veja

Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus, diz ministro

Moradores que invadiram área particular entram em confronto com proprietário

Concurso do Detran registra 246 inscritos por vaga na região de Sorocaba