Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Campanhas contra ‘pólio, sarampo e multivacinação’ encerram nesta sexta-feira

Agência Sorocaba
Postado em: 09/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Terminam nesta sexta-feira (13), nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as campanhas de vacinação contra o sarampo, poliomielite e multivacinação. Quem ainda não se vacinou deve se dirigir à unidade mais próxima de sua casa, sempre das 8h às 16h.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco da reintrodução dos vírus, promovendo o acesso às vacinas e a atualização da situação vacinal como efetivo aumento das coberturas vacinais; o que contribui para a diminuição da incidência dessas doenças.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, apenas 14.726 crianças de um ano a menores de cinco anos compareceram para se vacinar, o que significam 47,11% do público-alvo nessa faixa etária que é de 31.256. Já a vacinação contra sarampo que não possui cobertura imunizou 6.707 crianças a partir dos seis meses a adultos de 49 anos.

Na campanha do sarampo a vacinação é feita em crianças a partir dos seis meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também podem se vacinar. A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Na campanha da multivacinação são atendidas crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias; um público estimado em 98.198 entre crianças e adolescentes. Mesmo com o encerramento das campanhas, as vacinas continuarão à disposição da população nas UBSs.

Segundo a supervisora de imunização da SES, Ane Pontes Gomes, os pais e responsáveis são importantes nas campanhas no processo de controle dessas doenças. “Os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, alerta.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Para consultar o endereço das UBSs, basta acessar o link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ .

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Justiça determina transferência de chimpanzé que vive sozinho em zoo para santuário

Carro de prefeitura de Itaóca colide no KM 94 da rodovia Raposo Tavares

Câmara vai instaurar CEI sobre caso de mulher atingida por arma de choque

Sorocaba ultrapassa o número de 500 mortos pela Covid-19

Trump comemora fechamento dos EUA contra a Covid-19 e lamenta situação do Brasil

‘Pena que não foi na Indonésia’, diz Bolsonaro sobre prisão de sargento