Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara de Sorocaba terá CPI para apurar compra milionária de livros sem licitação

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Sorocaba
Postado em: 16/02/2021

Compartilhe esta notícia:

O vereador Vinícius Aith (PRTB) protocolou um requerimento para a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), com a finalidade de investigar a compra milionária de livros paradidáticos, sem licitação, pela antiga administração Municipal, num custo de mais de R$ 29 milhões.

 

Aith conseguiu as assinaturas necessárias para o documento, que deverá ser aprovado ainda esta semana, quando a comissão poderá ser composta e traçar um plano de ação para as reuniões, oitivas de funcionários e, inclusive de pessoas que estavam na Prefeitura na época da compra dos livros.

 

A denúncia

 

O vereador chegou até os exemplares através de uma denúncia de que mais de um milhão de livros estavam armazenados em caixas, na Arena Multiuso de Sorocaba. “Para a nossa surpresa, o material havia sido adquirido nos últimos dias de mandato, sem nenhuma divulgação, nem planejamento de uso e distribuição”, observou Aith.

 

O parlamentar oficiou a Prefeitura sobre o material e acabou descobrindo ainda que, entre os livros, com indicação de faixa etária infantil, havia pelo menos mil exemplares com conteúdo sexual e ideológico, além de linguagem considerada inadequada para a utilização nas escolas.

 

Outro detalhe que também chamou a atenção de Vinícius Aith diz respeito à quantidade de livros, já que a Rede Pública Municipal de Ensino conta com cerca de 80 mil alunos e o lote corresponde a 12 exemplares por aluno. “Não entendemos por que esse dinheiro não foi investido responsavelmente em monitoramento e manutenção das escolas, por exemplo”, reclamou.

 

A CPI vai investigar ainda o motivo da antiga administração não ter utilizado o desconto de 38%, cabível em contratos com material da FDE (Fundação para desenvolvimento em Educação), o que representou R$ 3,1 milhões a mais gastos dos cofres públicos na negociação.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Rocketman” mostra intimidade e trajetória de sucesso do cantor Elton John

Colisão entre dois carros deixa 7 feridos em estrada de represa de Votorantim

Ipem-SP verifica radar estático do Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de Sorocaba

Saae interrompe abastecimento de água para concluir reparo após acidente na obra do BRT

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro; vale para 1º emplacamento

Trecho da Itavuvu será interditado para obras do BRT a partir de domingo