Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara de Sorocaba lança medidas de acessibilidade e mobilidade

Secom Câmara Municipal
Postado em: 12/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de criar continuamente um ambiente inclusivo para todos os tipos de público na Câmara Municipal de Sorocaba, o presidente em exercício do Legislativo sorocabano, vereador Fausto Peres (Podemos), que também é presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Casa, lançou, na tarde desta sexta-feira, 10, as novas ações de acessibilidade que serão tomadas pelo Legislativo sorocabano. O ato contou com a presença de membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e de servidores da Casa – entre os quais pessoas com deficiência – que atuaram na adoção das medidas.

Fausto Peres, que exerce interinamente a presidência do Legislativo pela segunda vez, falou sobre as medidas de acessibilidade que já foram tomadas na Casa, enfatizando que o objetivo, agora, é aperfeiçoá-las e corrigir eventuais barreiras à acessibilidade das pessoas com deficiência. “Tenho trabalhado como vereador buscando efetivar políticas públicas para quem mais precisa e nada mais urgente do que garantir os direitos das pessoas com deficiência”, enfatizou, ressaltando o apoio do presidente da Casa, Fernando Dini, na causa.

O presidente em exercício disse que é preciso garantir 100% de inclusão para as pessoas com deficiência. “Isso só será possível com a participação da iniciativa privada. Sozinho o poder público não vai conseguir. Mas pode dar o exemplo. É o que procuramos fazer aqui na Câmara. Como legisladores, procuramos dar o exemplo”, enfatizou, destacando que está sendo dado mais um passo para aperfeiçoar a acessibilidade na Casa.

Os estudos de acessibilidade na Câmara Municipal foram realizados por uma comissão especial da Casa, formada pelos servidores Fernando Bellinassi e Luiz Fernando Martins Grohs, presentes no ato, e também pelos servidores Ronaldo Pontes, Marli Santana e Pedro Américo Arruda. Esse trabalho contou com a participação e parceria de membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O secretário interino de Gestão Administrativa, Jeferson Gonzaga, também esteve presente no ato de assinatura. 

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Andriele Moraes, ressaltou a importância da iniciativa, sobretudo pelo fato de que a Câmara possibilitou a participação direta das pessoas com deficiência na tomada de decisões. “Antes de tudo, a pessoa com deficiência é uma pessoa e precisa ser ouvida. Quando vemos que um projeto como esse da Câmara está em andamento, ficamos muito contentes. São modelos que precisam ser seguidos por outras instituições”, afirmou a presidente do Conselho.

A presidente do Movimento Mulheres em Ação (MMA), Elaine Cristina Santos, que é deficiente visual, integra o conselho e participou ativamente da adoção das medidas de acessibilidade na Câmara, disse ter ficado emocionada ao ver que a Casa está dando uma resposta ao clamor das pessoas com deficiência. “A Câmara de Sorocaba está sendo um espelho para outras Casas Legislativas. Ela não só está cobrando dos outros, mas também fazendo a sua parte. Está mostrando que pode receber a todos com dignidade”, enfatizou.

O servidor público Carlos Alberto Bueno Tomanik, conhecido como Carlão do Doce, que trabalhou durante 29 anos na Biblioteca Pública Municipal de Sorocaba e, hoje, está lotado em outra pasta da administração municipal, também ressaltou a importância das medidas que estão sendo adotadas pela Câmara. O referido servidor, que é deficiente visual e ativo militante dos direitos da pessoa com deficiência, também destacou a importância das medidas de acessibilidade que estão sendo adotadas pela Câmara, como forma de garantir direitos e buscar a inclusão de todas as pessoas.

Na cerimônia de assinatura do termo das ações de acessibilidade que serão executadas pela Câmara de Sorocaba, o presidente em exercício agradeceu o empenho de todos os servidores que atuaram na formulação das medicas (alguns dos quais também são pessoas com deficiência) e ressaltou a importância do apoio e participação do Conselho Municipal da área.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha de Vacinação Contra a Gripe entra na reta final; doses estão nas UBSs

Ensaio da posse de Bolsonaro para presidente tem desfile em carro aberto

Tumulto na cracolândia provoca correria e bloqueia avenida no centro de São Paulo

Justiça manda soltar 40 dos 41 detidos em rinha de cães; policial e veterinário estão entre os envolvidos

Câmara derruba projeto de Crespo para terceirização do CIC

Oitivas de comissão processante são adiadas por ausência dos depoentes