Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Câmara aprova projeto do Executivo de crédito para obras de infraestrutura

Foto: Divulgação/Secom
Postado em: 08/01/2021

Compartilhe esta notícia:

O Projeto de Lei 33/2021, de autoria do Executivo, foi aprovado nesta sexta-feira (8), em sessões extraordinárias pela Câmara Municipal de Sorocaba. Pela medida, a Administração Municipal fica autorizada a contratar operação de crédito de 56 milhões de dólares (cerca de R$ 300 milhões). Os valores serão aplicados no ‘Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Sorocaba’, também denominado "Desenvolve Sorocaba".
 
 
As sessões, convocadas pelo prefeito Rodrigo Manga e comandadas pelo presidente do Legislativo, vereador Cláudio Sorocaba, foram as primeiras sessões extraordinárias do ano. Foi o único projeto em pauta, aprovado por 13 votos favoráveis e seis contrários.
 
 
O valor total do crédito aprovado vem de duas fontes: 16 milhões de dólares do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fontplata), que é um Banco de Desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e 40 milhões de dólares provenientes do New Development Bank (NDB), um banco de desenvolvimento criado pelos países que formam o Brics (Brasil, Rssia, Índia, China e África do Sul).
 
 
Na apresentação do projeto, o Executivo encaminhou, também, uma justificativa técnica, de 16 páginas, na qual detalha, além dos cálculos financeiros do financiamento, todas as melhorias de infraestrutura pretendidas com a verba solicitada. São obras destinadas à recuperação asfáltica de 769 mil metros quadrados, em bairros das regiões Leste, Oeste, Norte e Centro da cidade, recuperação da infraestrutura de 42 mil metros quadrados das regiões Leste e Oeste e macrodrenagem e infraestrutura de 24 mil metros quadrados no Jardim Nilton Torres.

 

Desenvolvimento da cidade

 

O líder do governo na Câmara, vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), defendeu a importância do projeto aprovado, uma vez que o valor será aplicado, disse ele, “em prol do desenvolvimento da cidade”. O vereador lembrou que, em razão da pandemia, houve uma estagnação na capacidade de investimentos do município, por isso os recursos chegam em boa hora.

 

João Donizeti destacou, ainda, que a área em que o dinheiro será aplicado, no setor de infraestrutura, deverá resultar em mais capacidade para Sorocaba se tornar de novo uma cidade atrativa a novos investimentos, além de propiciar a aplicação em recursos voltados ao conceito de “cidade inteligente”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Se Amazônia virasse pasto, quantia de chuva e temperatura mudariam

É difícil ter dia para ser feliz, diz Jair Bolsonaro sobre vida na Presidência durante entrevista a jornalistas

“Orgulho e Paixão” e a força dos vilões para as novelas brasileiras

Como saber se sou bom de cama?

Projeto de Iara revoga substituições no Conselho Municipal de Educação

Presidente do PSDB Sorocaba quer oxigenar partido para eleições 2020