Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Calor alerta para cuidados contra a dengue: 1.036 casos até o momento em Sorocaba

Postado em: 16/09/2019

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a Divisão Epidemiológica, até o mês de setembro, Sorocaba registrou 1.036 casos confirmados de dengue (883 autóctones, 105 importados e 48 indeterminados), 77 de chikungunya (69 autóctones, quatro importados e quatro indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado.

Segundo o biólogo da Divisão de Zoonoses, João Ennser, com a onda de calor, todos os insetos e animais que têm sua temperatura corpórea regulada pela temperatura do ambiente se tornam “mais ativos”, se alimentam “em maior quantidade” e “se reproduzem mais”.

Ennser orienta para que as pessoas não deixem recipientes com água parada, pois eles podem se tornar criadouros de larvas do mosquito. Além disso, é preciso que o cidadão fiscalize semanalmente o quintal de sua casa para eliminar os principais focos da doença.

Em objetos não removíveis, como ralos, bandejas de geladeiras, vasos sanitários (que não são utilizados com frequência), a indicação é que seja despejado sabão em pó ou detergente. Esta ação também evita a criação do mosquito transmissor das chamadas arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana).

Caixas d’água devem estar bem tampadas sempre. Já as calhas precisam ser vistoriadas com frequência, pois elas tortas ou entupidas, acumulam água. Vasilhas de animais de estimação também merecem atenção, pois além de garantir o bem-estar ao animal, este recipiente deve ser esfregado para a retirada de ovos de mosquito grudados em sua borda.

O lixo deve ser colocado para a coleta. Assim, além de mosquitos, é possível evitar baratas, ratos e outros animais peçonhentos.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Youtuber’ morre ao pular de paraquedas e cair em fábrica de cimento

Comissão que pode cassar Crespo faz primeira reunião, mas intimação só sai 5ª

À Comissão, Crespo nega que Taty Polis tenha recebido ‘salário’ enquanto voluntária

Linhas 65 e 103 do transporte coletivo terão itinerário alterado por conta de obra na região central

Estudante é sequestrada e estuprada após sair da escola em Votorantim

Governo de SP entrega a Ordem do Ipiranga a Sergio Moro, maior honraria do Estado